Jovens do Primeiro Passo são encaminhadas para vagas de emprego no IDT/Sine

2 de maio de 2025 - 10:51 # # # # #

Rafaela Leite - Ascom SPS - texto
José Wagner - Vice-Governadoria - fotos

Com o apoio do Governo do Ceará, jovens cearenses estão conquistando não apenas qualificação, mas também encaminhamento para o mercado formal de trabalho. Na última quarta-feira, 30 de abril, a vice-governadora e secretária da Proteção Social (SPS), Jade Romero, acompanhou um grupo de concludentes do Programa Primeiro Passo para cadastro em vagas abertas no Sistema Nacional de Emprego (IDT/Sine). O momento contou, também, com participação do secretário do Trabalho (SET), Vladyson Viana, e do presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) do Ceará, Raimundo Angelo.

“Qualificação profissional é um dos pilares do Governo do Estado. De 2023 para cá, nós tivemos um saldo positivo de mais de 114.000 vagas de emprego aqui no nosso Estado. Então, isso nos coloca na condição de mudar a vida das pessoas por meio da oportunidade”, ressaltou a vice-governadora. Jade Romero destacou que apenas em 2024, a SPS qualificou mais de 24 mil cearenses e, para 2025, a meta é qualificar mais 27 mil pessoas nas mais diversas áreas.

Entre as concludentes encaminhadas para as vagas está Hanna Araújo, de 19 anos. Moradora do Jardim Iracema, ela conta que terminou o Ensino Médio em 2023, e foi através do Primeiro Passo que conseguiu o seu primeiro emprego. “Fiz curso de Assistente Administrativo, trabalhei na KDM, no Centro, e hoje eu vim procurar mais vagas”, relata Hanna, com encaminhamento para entrevista em mãos. “Acredito que ter sido Jovem Aprendiz vai me ajudar, por ter tido experiência e porque passamos por processo de entrevista, avaliação. Eu creio que vai dar certo!”, ressaltou.

Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, ações integradas no Governo são fundamentais, pois percebem o cidadão em todos os aspectos da política pública. “Quando a gente oferece uma qualificação profissional, depois encaminha para o sistema público de emprego e isso se efetiva com uma contratação no mercado de trabalho, isso mostra que a intersetorialidade, a integração das políticas públicas é o que pode, de fato, transformar, melhorar a vida do povo cearense”, ressaltou.

Quem também saiu com o encaminhamento em mãos foi a concludente do curso de Auxiliar Administrativo, Bárbara Viana (19). Ela conta que participou do Primeiro Passo em 2023 e, nesse período, foi efetivada na creche em que atuava como auxiliar de sala. “Trabalhei lá até o final de 2024 e agora eu vim atrás de começar de novo. Eu já estava procurando emprego, soube dessa oportunidade e fui encaminhada para duas vagas. Na próxima semana acontecem as entrevistas e, se Deus quiser, vai dar certo. Quero seguir no mercado de trabalho, procurar uma melhoria, ajudar meus pais e ter mais responsabilidade para ingressar na vida adulta”, frisa.

Qualificação Profissional

Coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), o programa Primeiro Passo é uma ferramenta de inclusão social e profissional que abrange todo o Ceará, capacitando jovens em busca do primeiro emprego. A iniciativa atende pessoas entre 14 e 29 anos e se divide em três linhas de ação: Jovem Aprendiz, Jovem Bolsista e Jovem Estagiário.

A SPS conta, também, com o Programa Criando Oportunidades, que oferta cursos de qualificação profissional voltados à inserção produtiva da população em situação de vulnerabilidade social. Ao final da formação, os concludentes recebem kits instrumentais, como estímulo ao empreendedorismo e instalação do próprio negócio.