Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais da Uece comemora dia Mundial do TAI CHI CHUAN
2 de maio de 2025 - 15:12 #dia Mundial do TAI CHI CHUAN #Laboratório de Estudos #Uece
Ascom Uece - Texto e Imagem
O Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais (LEPO) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), vinculado ao Centro de Humanidades, vai celebrar neste sábado, 3 de maio, às 16h, no Parque do Cocó (em frente ao Quiosque Coqueria Renascer), o Dia Mundial do Tai Chi Chuan, Qi Gong e Lian Kung.
Segundo o professor Antônio Guerra, coordenador do LEPO, o evento gratuito é aberto ao público e visa divulgar essa milenar arte chinesa, que, além de marcial, é também terapêutica, pois “atua no corpo, na mente e no espírito, sincronizando técnicas de respiração, concentração e relaxamento. Essas artes são utilizadas pela medicina tradicional chinesa (MTC), e, do ponto de vista filosófico, estão vinculadas ao Taoísmo, pontua o professor.
Curiosamente essa celebração mundial começou a partir de um evento público que ocorreu nos Estados Unidos e não na China. Em 1998 foi realizado no pátio do Museu de Artes de Kansas City, no Missouri (USA), um aulão aberto de Tai Chi Chuan que reuniu cerca de 200 pessoas interessadas nessa prática milenar chinesa. Em razão do seu sucesso e da importância da prática para a saúde física e mental, no ano seguinte a Organização Mundial da Saúde (OMS), das Nações Unidas, instituiu um movimento mundial para a saúde, celebrando anualmente a data no último sábado do mês de abril.
Atualmente é celebrada em todos os continentes. No Brasil, iniciou-se em São Paulo dez anos depois de seu reconhecimento pela OMS, e depois que as academias e Universidades foram aderindo ao movimento, hoje a data é comemorada em todos os estados e no Distrito Federal.
Em Fortaleza existem diversos profissionais que ensinam a prática, e estarão presentes no aulão de sábado no Cocó. Serão quatro professores de Associações diferentes e de diversos estilos. O professor Marcelo Zen, de Qi Gong; Professor Nonato, de Lian Kung e as professoras Jane e Samara, de Tai Chi Chuan estilo Yang. Para este evento, o LEPO conta com o apoio do Instituto Confúcio na UFC; do Centro de Medicina Tradicional Chinesa de Fortaleza; da Federação Cearense de Kung Fu; do Chin Woo Brasil e da Associação Wu Dang de Arte Marcial Chinesa.