110 profissionais da segurança pública do Ceará iniciam capacitações promovidas pela Academia Estadual de Segurança Pública
6 de maio de 2025 - 09:02 #AESP #CBMCE #PCCE #Pefoce #Profissionais #Segurança Pública
Texto e fotos: Ascom Aesp
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, na manhã desta segunda-feira (5), a solenidade de abertura dos cursos de formação continuada destinados aos profissionais da segurança pertencentes à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O evento ocorreu no auditório da instituição, em Fortaleza.
A cerimônia marcou o início da capacitação de 110 agentes das Forças de Segurança, que participarão de seis cursos de formação promovidos pela Aesp/CE. Durante a solenidade, o diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, destacou a importância da formação continuada e a satisfação da instituição em promover, mais uma vez, a qualificação dos profissionais da Segurança Pública do Estado de forma integrada.
“Eu gostaria de expressar aqui a riqueza dessa solenidade, demonstrando o caráter multifacetário, o caráter holístico que representa esta Academia Estadual de Segurança Pública. Nós temos aqui as quatro vinculadas, como as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense, e temos também instituições parceiras convidadas, como a Polícia Rodoviária Federal, Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Polícia Federal. Parabenizo a todos os senhores e senhoras”, afirmou.
Para o diretor de Ensino Policial Civil da Aesp, delegado Ricardo Romagnoli, as capacitações fortalecem o trabalho da polícia judiciária contra a atuação de organizações criminosas. “Hoje, inauguramos mais dois cursos de formação continuada da Polícia Civil, sendo um curso de vistoria veicular, que será capitaneado pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, que já possui a expertise nesse tipo de ação, e o outro curso é o de repressão e investigação contra organizações criminosas. São dois cursos extremamente importantes, que vão capacitar ainda mais os nossos policiais civis para atuarem em prol da sociedade cearense”, destaca.
Na prática, o diretor do Departamento de Combate a Crimes Contra o Patrimônio da Polícia Civil do Estado do Ceará, delegado George Monteiro, comentou sobre a preparação desses policiais e como isso impacta na atividade investigativa nas ruas. “Primeiramente, quero parabenizar mais uma sequência de cursos que serão ministrados na Aesp, especificamente o curso de vistoria veicular, que é de extrema importância para a Polícia Civil, dado que aprimora os nossos policiais civis no sentido de identificar veículos objetos de roubos, furtos ou de clonagem, assim como habilitar os profissionais junto aos sistemas policiais disponíveis e dentro do contexto investigativo”, disse.
O diretor do Departamento de Combate ao Crime Organizado, também da Polícia Civil, delegado Ricardo Pinheiro, comentou sobre policiais do interior que estão participando do curso, o que demonstra a expansão das investigações especializadas para demais regiões do Estado.
“Com esse curso, qualificamos e padronizamos condutas referentes às investigações contra as organizações criminosas. Inclusive, nesse momento, quando foram criadas duas unidades com a reestruturação da Polícia Civil – Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) Sul e Norte –, temos aqui policiais do interior do Estado participando desse treinamento. Então, só temos a agradecer à Aesp, não só pela formação dos policiais, bem como pelo treinamento continuado”, ressaltou o delegado Ricardo Pinheiro.
Bombeiros e Perícia Forense
O diretor de Ensino Bombeiro Militar, também da Aesp, tenente-coronel BM Luiz Cláudio, comentou sobre os cursos que serão ministrados pela instituição para os profissionais de segurança do Corpo de Bombeiros. Ao todo, serão 80 bombeiros militares em formação.
“Nós teremos três cursos iniciando hoje: o curso de mergulho livre, com 20 alunos; teremos também o curso COAPH, que é voltado para o atendimento hospitalar, com 40 alunos; e teremos o curso CBCIU, que é o curso voltado para o combate a incêndio urbano, com 20 alunos”, explicou.
Profissionais da Pefoce também serão capacitados pela Aesp, com o Curso de Operador de Drone voltado para a Perícia Forense. O diretor de Ensino de Perícia, Túlio Oliveira, comentou sobre o uso da tecnologia no trabalho da instituição.
“Essa é a primeira turma de 2025, em que vamos capacitar 24 profissionais, com as ARPs (Aeronaves Remotamente Pilotadas), para a execução da atividade operacional voltada à perícia. Então, é um marco importante na nossa instituição com a execução da Aesp. Com essa nova reestruturação da nossa Academia Estadual de Segurança Pública, começamos com esse curso que envolve peritos, auxiliares de perícia, peritos legistas e médicos peritos legistas, todos participando dessa integração. E esse é o nosso objetivo: integrar as forças de segurança”, reforçou.
Cursos ofertados
Ao todo, estão sendo ofertadas seis capacitações, distribuídas entre as três instituições vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS):
Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE)
Dois cursos de formação com foco em investigação e procedimentos veiculares, totalizando 20 agentes:
Curso de Investigação de Repressão ao Crime Organizado – Turma 01/2025
Curso de Vistoria Veicular e Inclusão/Exclusão de Gravame de Roubo ou Furto de Veículos – Turma II
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)
Três cursos destinados exclusivamente a bombeiros militares, totalizando 80 participantes:
Curso de Mergulho Livre – Turma I/2025
Curso de Combate a Incêndio Urbano – CBCIU, Turma II/2025
Curso de Operações em Atendimento Pré-Hospitalar – COAPH, Turma III/2025
Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce)
Um curso voltado à utilização de tecnologias no apoio pericial, com a participação de dez alunos:
Curso de Operador de Drone voltado para Perícia Forense – Turma I/2025