Casa da Criança realiza caravanas de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes

6 de maio de 2025 - 10:24 # #

Ascom SPS - Texto e Foto

Para reforçar a proteção aos direitos de crianças e adolescentes, a Secretaria da Proteção Social (SPS), por meio da Casa da Criança e do Adolescente, realiza, neste mês de maio, uma caravana com ações de formação, sensibilização e articulação da rede de proteção. As ações iniciam hoje, às 9h, no Cras Acaracuzinho, que fica em Maracanaú. À tarde, será a vez de Pacatuba.

Nesta semana, a caravana passa ainda por Trairi, Paraipaba, Eusébio, Aquiraz, Cascavel e Pindoretama. Durante o mês, ainda haverá ações em São Gonçalo do Amarante, Caucaia, São Luís do Curu, Guaiúba, Maranguape, Horizonte, Itaitinga e Pacajus.

A coordenadora de Enfrentamento a Violência contra Crianças e Adolescentes da SPS, Arlete Silveira, reforça que durante este mês de maio, a Casa realiza uma programação integrada em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“É importante destacar que as atividades abordarão todas as formas de violência, com foco na proteção integral das nossas crianças e adolescentes. Firmamos parceria com 16 municípios para fortalecer os conhecimentos sobre acolhimento de revelações espontâneas, identificação de sinais de violência e fluxos da rede de proteção. Vamos conversar com profissionais que atuam nesta rede e também vamos em algumas escolas com a companhia de duas juízas atuantes na Vara Criminal e na Vara de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça para que conversem com os adolescentes, falem de seus direitos e da rede de proteção atuante em todo o Estado do Ceará”, reitera Arlete Silveira.

Casa da Criança

A Casa da Criança e do Adolescente é um centro integrado de proteção, vinculado ao Governo do Estado do Ceará. O equipamento reúne, em um só espaço, diversos setores que atuam de forma articulada para garantir o atendimento qualificado de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Estão presentes na Casa: Delegacia da Criança e do Adolescente; Ministério Público do Ceará;Tribunal de Justiça do Ceará; Defensoria Pública do Estado;Perícia Forense do Ceará; Projeto Rede Aquarela; equipe psicossocial da Casa; cirandas do Cuidado e Apoio e plantão do Conselho Tutelar. Além dessa atuação integrada, a Casa articula-se com a rede protetiva no território, envolvendo serviços de saúde, educação e proteção social, garantindo um fluxo eficaz de encaminhamentos e cuidados.

A titular da SPS, Jade Romero, destaca que a Casa da Criança e do Adolescente reafirma seu papel como espaço de escuta qualificada, cuidado, articulação interinstitucional e compromisso com a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes no Ceará. “As atividades que estamos realizando neste mês de maio reafirmam o nosso compromisso de proteger nossas crianças e adolescentes e de difundir cada vez mais e em todos os espaços esses direitos. Sei que ainda temos muito trabalho pela frente, mas equipamentos como a Casa da Criança representam o compromisso do Governo do Estado para lutar contra todos os tipos de violências e violações de direitos contra crianças e adolescentes”, destaca.

Desde o início do seu funcionamento, em 2022, até o último mês de março, a Casa da Criança e do Adolescente, órgão coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS) do Estado, já realizou 52.887 atendimentos. 8.019 crianças e adolescentes já passaram pela casa, desse total, 3.674 casos foram de violações de direitos, o que configura negligência, alienação parental, revisão de guarda e conflito familiar, e outros 4.579 casos foram de violências sexuais, psicológicas, verbais e físicas.

Programação

Formação, sensibilização e articulação com profissionais do CRAS Acaracuzinho, em Maracanaú
Data: 06/05
Horário: 9h
Local: Rua 101, n° 171, conjunto Acaracuzinho, Maracanaú

Formação, sensibilização e articulação com profissionais da Rede de Proteção de Pacatuba
Data: 06/05
Horário: 14h
Local: Av. Marginal Nordeste s/n Jereissati III, vizinho a Delegacia da Mulher, Pacatuba

Formação, sensibilização e articulação com profissionais da Rede de Proteção de Trairi
Data: 07/05
Horário: 9h
Local: Rua Pe. José Romualdo, ao lado da secretaria de educação, antigo mercadinho Coelho, Trairi

Formação, sensibilização e articulação com profissionais da Rede de Proteção de Eusébio
Data: 08/05
Horário: 9h
Local: Auditório da Secretaria de Educação ( Auditório Neusa), Rua irmã Ambrosina, 266- centro, Eusébio

Formação, sensibilização e articulação com profissionais da Rede de Proteção de Cascavel
Data: 09/05
Horário: 9h
Local: Núcleo de Arte e Cultura (NAEC) Darcilio Liam, Avenida chanceler Edson Queiroz, Entrada da cidade, após a secretaria de turismo, Cascavel

Formação, sensibilização e articulação com profissionais da Rede de Proteção de Pindoretama
Data: 09/05
Horário: 14h
Local: CRAS sede, Rua Pe. Antônio Nepomuceno S/N, Centro

Campanha nas escolas, em Fortaleza
EEMTI Dom Antônio de Almeida Lustosa
Data: 12/05
Horário: 13h
Local: Auditório ESMEC, Rua Ramires Maranhão do Vale, 70

Formação, sensibilização e articulação com profissionais da Rede de Proteção de Aquiraz
Data: 14/05
Horário: 13h
Local: Casa Do Saber Justino De Serpa Endereço: R. Virgílio Coelho, 379-415 – Lot. Rota do Mar, Aquiraz.

Audiência Pública na Assembléia Legislativa
Data: 30/05
Local: Av. Des. Moreira, 2807 – Dionísio Torres