ESP/CE projeta capacitar mais de cinco mil profissionais de saúde por meio de cursos livres em 2025
6 de maio de 2025 - 12:20 #capacitação #esp ce #profissionais de saúde #saúde
Daniel Araújo - Ascom ESP/CE - Texto
Raiane Ferreira - Foto e vídeo
Capacitações abordarão diversos temas, como Saúde Mental, Saúde Materno-infantil e Transplantes
Referência no desenvolvimento da força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ceará, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) planeja qualificar mais de cinco mil profissionais de níveis médio e superior, por meio de cursos livres, até dezembro deste ano.
A projeção considera 16 projetos pactuados com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), resultando na abertura de aproximadamente 70 capacitações.
De acordo com a Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) da autarquia, diversas temáticas serão consideradas durante a execução do cronograma, como Saúde Mental, Saúde Materno-infantil, Transplantes de Órgãos e Tecidos, Oncologia e Vigilância em Saúde.
“O objetivo é que, a partir desses projetos educacionais, os profissionais desenvolvam novas habilidades e conhecimentos, podendo, assim, aperfeiçoar as políticas de promoção à saúde no atendimento à população”, explica a gestora da Dieps, Suzyane Barcelos.
A dirigente ressalta, ainda, o trabalho intersetorial que a ESP/CE tem feito junto a outras secretarias para ampliar o portfólio de cursos. Assista ao depoimento:
Agenda de maio
Pelo menos seis novos cursos iniciam as atividades neste mês, concentrando-se nas Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) de Fortaleza, Caucaia e Quixadá. As capacitações previstas são: Apoio Matricial em Saúde do Trabalhador, Assistência à Pessoa com Deficiência na Atenção Primária à Saúde (APS), Multiprofissional de Assistência ao Transtorno do Espectro Autista, Determinação de Morte Encefálica e Saúde Mental na APS.
O ingresso dos participantes nos ciclos de aprendizagem ocorre por meio de designação da gestão de saúde dos municípios, que considera as necessidades dos respectivos territórios.