Museu da Imagem e do Som promove concerto especial da Camerata de Cordas da UFC para Dia das Mães
6 de maio de 2025 - 17:06 #Camerata de Cordas UFC #Concerto especial #dia das mães #MIS
Ascom MIS - Texto
Divulgação - Foto
A programação da semana conta ainda com oficina de pandeiro e sessão adaptada da sala imersiva para pessoas com autismo
O Museu da Imagem e do Som do Ceará promove nesta semana (7 a 11) atividades diversas, com um concerto especial da Camerata de Cordas da UFC para homenagear o Dia das Mães, uma oficina de pandeiro e mais uma sessão adaptada na sala imersiva para pessoas com autismo, que acontece aos sábados. Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Oficina de pandeiro livre
O MIS promove ao longo dos sábados de maio (10, 17, 24 e 31) uma oficina de pandeiro com Ianka Oliveira, das 14h às 17h, no estúdio de foto e vídeo (andar -2 do Anexo). As inscrições devem ser feitas até esta quarta (7), neste link. A oficina propõe uma introdução exploratória e prática ao pandeiro, com foco na escuta e na vivência coletiva. Serão abordadas noções fundamentais de técnica, sonoridade e ritmo, com destaque para a presença do instrumento no samba e em manifestações da cultura popular brasileira. Através de métodos acessíveis, práticas em conjunto e referências visuais e sonoras, a proposta visa despertar o interesse pelo instrumento e fomentar processos de troca musical e compartilhamento de saberes.
Ianka Oliveira é atriz, produtora, percussionista e arte-educadora. Compõe trilhas de espetáculos e atua em bandas como percussionista e produtora. É pesquisadora das intervenções entre percussão, corpo e cena, com foco nas manifestações populares brasileiras. Atualmente, se dedica ao universo do samba e é entusiasta dos batuques e coletivos culturais, como rodas de coco, maracatu, boi e outras expressões tradicionais. Desenvolve trabalhos de formação musical voltados à linguagem percussiva de forma sensível, acessível e criativa.
Sessão adaptada
Buscando tornar a experiência dentro da sala imersiva mais confortável e acessível para o público neurodivergente, com foco em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o MIS promove sessões adaptadas aos sábados, das 13h às 14h. Durante a sessão, são implementadas uma série de adaptações sensoriais para proporcionar maior conforto ao público, como redução do volume, ajuste na iluminação e um percurso acessível para os participantes. A programação incluirá as exposições imersivas “Fortaleza Utopia Ancestral”, “SYTIA”, “Guia” e “Aves do Ceará”, todas com estímulos visuais e sonoros ajustados para uma experiência sensorial mais equilibrada. São ofertadas 30 vagas por sábado, e as inscrições devem ser feitas neste link.
Especial Dia das Mães
A Camerata de Cordas da UFC apresenta no sábado (10) o concerto “Como é grande o meu amor por você”, em homenagem ao Dia das Mães. A apresentação acontecerá às 18h na praça do MIS. No repertório, músicas de estilos diversos, incluindo obras de Bach, Pixinguinha, Roberto Carlos, Beatles, entre outros.
A Camerata de Cordas da UFC iniciou suas atividades em 2016, sob a direção da Profª Drª Liu Man Ying (violino e viola) e da Profª Ms. Dora Utermohl de Queiroz (violoncelo e contrabaixo). O grupo desenvolve um repertório pedagogicamente selecionado de ampla abrangência, desde músicas eruditas dos períodos barroco, clássico, romântico, música popular brasileira até repertório de video games.
Sala imersiva e exposições
Nesta semana, a sala imersiva do MIS exibe de quarta a domingo a obra “Re-floresta”, de Roberta Carvalho. Seguem também em cartaz as exposições físicas “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” (andar +2 do Anexo), “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1 do Anexo) e “Laboratório dos Sentidos” (casarão). A visitação está aberta de quarta a domingo, com horários diferenciados: quartas, quintas e domingos, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30).
Serviço
Museu da Imagem e do Som do Ceará
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.
Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara.
Oficina de Pandeiro Livre com Ianka Oliveira
Data: 10, 17, 24 e 31 de maio (sábados)
Horário: 14h às 17h
Local: Estúdio de Foto e Vídeo (andar -2 do Anexo)
Vagas: 10 vagas.
Inscrições até 7 de maio.
Classificação indicativa: 16 anos
Acessível em Libras.
Sessão adaptada da sala imersiva para pessoas com autismo
Data: 10 de maio (sábado)
Horário: 13h às 14h
Local: sala imersiva (andar -2 do Anexo)
Vagas: 30
Camerata de Cordas da UFC – Especial Dia das Mães
Data: 10 de maio (sábado)
Horário: 18h às 19h30
Local: Praça do MIS
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras.
Exposições
“Re-floresta”, de Roberta Carvalho
Quarta-feira, quinta-feira e domingo: 10h às 18h (acesso até 17h30)
Sexta-feira: 13h às 20h (acesso até 19h30)
Sábado: 14h à 20h (acesso até 19h30)
Local: sala imersiva (andar -2 do Anexo)
Classificação indicativa: Livre
“Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”
Quarta-feira, quinta-feira e domingo: 10h às 18h (acesso até 17h30)
Sexta-feira e sábado: 13h às 20h (acesso até 19h30)
Local: Andar +2 do Anexo / Hall da Biblioteca
Classificação indicativa: Livre
“Imaginar os Cearás: Memórias e Tecnologias”
Quarta-feira, quinta-feira e domingo: 10h às 18h (acesso até 17h30)
Sexta-feira e sábado: 13h às 20h (acesso até 19h30)
Local: Andar -1 do Anexo
Classificação indicativa: Livre
“Laboratório dos Sentidos”
Quarta-feira, quinta-feira e domingo: 10h às 18h (acesso até 17h30)
Sexta-feira e sábado: 13h às 20h (acesso até 19h30)
Local: Casarão