Participantes do Curso de Justiça Restaurativa e Construção de Paz receberam certificados nesta terça-feira (6)

6 de maio de 2025 - 16:34 # # # #

Gabriela Vieira - Ascom Sedih - Texto e fotos

Promover a Justiça Restaurativa, a Mediação de Conflitos e a Cultura de Paz é um dos focos da atuação da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih). Nesse sentido, a Sedih vem realizando formações na temática. Nesta terça-feira (6), a Turma 1 do Curso de Justiça Restaurativa e Construção de Paz recebeu certificados em evento simbólico e solene, realizado no auditório da Defensoria Pública do Ceará.

Promovido em parceria com o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio) e com certificação da Escola Superior da Defensoria Pública do Ceará, o primeiro curso teve como público principal os profissionais do Núcleo de Ação Pela Paz (NAPAZ) e os jovens do projeto Jovens Mediadores.

“Esses jovens que estão recebendo o certificado aqui hoje foram identificados, concluíram o curso, e agora estão preparados para mediar conflitos em seus territórios. A importância é imensurável. Eu creio no enfrentamento à violência através da prevenção, então temos que preparar as pessoas, preparar a juventude para enfrentar as adversidades. Ao entregar esses certificados estão mostrando para a juventude a sua co-responsabilidade com a maximização da paz nos territórios”, afirmou a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.

Além dessa turma, a Sedih realiza cursos de Mediação de Conflitos e cursos de Justiça Restaurativa nos 10 municípios contemplados pelo PReVio, tendo o primeiro já acontecido em Maranguape e Fortaleza. O objetivo das formações é capacitar os profissionais nos princípios, valores e técnicas dessas temáticas.