MCC e MAC celebram Semana Nacional dos Museus com encontros territoriais e atividades formativas
7 de maio de 2025 - 13:08 #atividades formativas #mac #MCC #programação #Semana Nacional dos Museus
Ascom CDMAC - Texto
Ana Raquel - Foto
Dos dias 12 a 18 de maio, 23ª edição do evento destaca os museus como agentes de transformação em comunidades dinâmicas e diversificadas
O Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, equipamentos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, recebem uma programação especial voltada para a 23ª Semana Nacional dos Museus. Entre os dias 12 e 18 de maio, os museus estarão alinhados à temporada cultural organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o propósito de valorizar os museus brasileiros e intensificar a relação deles com a sociedade.
Neste ano, o Ibram definiu “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação” como o tema norteador da 23ª edição. O evento este ano também vai discutir temas como o patrimônio imaterial como fonte dinâmica de inspiração e como indício de uma herança cultural coletiva e atemporal, o poder revolucionário da juventude no centro da atividade dos museus, e a importância das novas tecnologias na transformação dos museus em hubs sustentáveis e inovadores.
Toda a programação é gratuita. As atividades do Museu de Arte Contemporânea são realizadas mediante inscrição e as vagas são limitadas. Já as ações promovidas pelo Museu da Cultura Cearense são abertas ao público.
Encontros formativos
Nos dias 13 e 15 de maio, o MAC-CE realiza a ação formativa “Caminhos Possíveis: acesso e permanência profissional no mercado artístico-cultural para quem vem da margem”, com a arte educadora e atual supervisora do Núcleo Educativo Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Mariane Romão. O curso é proposto para tensionar a arte como trabalho e o acesso a este mercado, que precisa ser democratizado, deselitizado e reimaginado a partir de outras experiências, outros corpos, outras narrativas.
Sempre das 13h às 18h, na Sala Experimental Educativo MAC-CE, a atividade propõe um diálogo sobre políticas públicas, editais, processos seletivos da cidade e analisar currículos e portfólios das pessoas participantes, bem como a investigação coletiva sobre o que significa, nas palavras de Nêgo Bispo, (re)existir, em um campo historicamente excludente, pensando o mercado profissional não como destino final, mas como espaço a ser disputado — a partir dos nossos modos de criar, viver e sobreviver.
Com 10 vagas disponíveis, a inscrição pode ser realizada gratuitamente pelo link https://bit.ly/23semanademuseusmacce entre 5 e 9 de maio.
Oficinas
Com foco na promoção e ampliação do acesso ao diálogo sobre o intercâmbio entre patrimônio imaterial, cultura viva e tecnologia, a arte-educadora e pesquisadora em Produção Multimídia Marianne Bonfim conduz, em parceria com o MAC, a atividade “Técnicas em Mediação Educativa com Patrimônio Imaterial e Cultura Viva: Narrativas, Oralidades e Mídias” no sábado (17), às 14h, que propõe a troca e a produção de saberes. A ação será centrada em práticas de mediação educativa que exploram narrativas, oralidades, mídias digitais e o corpo como linguagem transmídia.
O professor de artes visuais Antônio Layton também ministra a oficina “Essa tal de Arte Contemporânea” na sexta (16), às 14h. A prática busca discutir como e se é possível compreender e refletir sobre obras da Arte Contemporânea, que lançam questionamentos e provocações a olhar o mundo com outros olhos, bem como reflexões sobre o que se entende como arte, beleza e sentido. Os participantes são convidados a dialogar com imagens provocativas e múltiplas de diferentes artistas, explorando suas formas, contextos e intenções. Por meio da experimentação, a atividade traz à vida as próprias criações a partir do desconcerto e da dúvida o reconhecimento da arte como pergunta — e não apenas como resposta.
As duas oficinas acontecerão no Espaço Experimental Educativo MAC.CE (piso térreo do MAC.CE), e as inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/23semanademuseusmacce.
Vivência educativa
Já o MCC promove uma série de diálogos sobre identidade local e memórias dos bairros fortalezenses. O artista Diego di Paula e a historiadora Berenice Abreu conduzem a roda de conversa “Mucuripe no mar das memórias” na terça-feira (13), que tem por objetivo o diálogo sobre as memórias do Grande Mucuripe, lançando luz sobre as comunidades tradicionais de pescadores e marisqueiras. A atividade acontece às 9h na sede da Colônia Z-8 de pescadores de Fortaleza, na Praia do Futuro.
Na quarta (14), às 15h, o pesquisador Ismael Gutemberg, a guardiã da memória Dona Lúcia Viana, o pescador Francisco Vinin, a artista visual Maya Rodrigues e a aguadeira e guardiã de memórias Chica Lôra reúnem suas narrativas na roda de conversa “Vozes do Moura Brasil: memórias e patrimônios do território”, um encontro sobre as memórias e os patrimônios vivos do bairro que abordam as tradições escultoras da identidade local. A atividade acontece na sede do Núcleo de Patrimônio Cultural do Moura Brasil (NUPAC).
No dia 16 de maio, sexta-feira, das 15h às 18h, o Auditório do Dragão do Mar recebe o lançamento do Relatório de Impacto e Produção do Circuito Itinerante Livre de Cinema (CILC). A atividade, gratuita e voltada para o público a partir de 14 anos, contará com a presença de Felipe dos Santos e Erick Sousa, realizadores do projeto. Com acesso limitado a 100 pessoas, o evento apresenta os resultados e aprendizados dessa importante iniciativa de difusão audiovisual, que percorreu diferentes territórios promovendo acesso ao cinema e à formação crítica. A ação é realizada em parceria com os Estúdios EO – Comunicação e Cinema, Educação e Produção Cultural.
O Coletivo Barramar promove no domingo (18) a roda de conversa “Território em debate: juventude e patrimônios da Barra do Ceará”, dedicada a refletir sobre as memórias, identidades e patrimônios da Barra do Ceará. Este encontro de partilha, escuta e diálogo aberto acontece às 9h na sede do coletivo Barramar, onde serão debatidas as memórias locais, os patrimônios afetivos, as histórias de resistências e as práticas culturais que alimentam a identidade da comunidade e moldam a vida no território.
Além disso, durante a 22ª Semana Nacional de Museus, o MAC-CE dá início ao projeto “Trilhando Educativo MAC.CE: deslocamentos poéticos entre arte, território e educação”, que seguirá ao longo do ano como parte das ações do seu Núcleo Educativo. A proposta realiza mediações educativas com foco em experiências críticas e reflexivas sobre arte, território e formação, em parceria com instituições de ensino como a UECE e o IFCE. As atividades acontecem em diferentes locais e são voltadas a estudantes de cursos de licenciatura e programas de extensão.
Serviço
Semana Nacional dos Museus 2025 – Programação Dragão do Mar
Museu de Arte Contemporânea do Ceará
13 de maio (terça-feira)
13h às 18h – Curso “Caminhos Possíveis: acesso e permanência profissional no mercado artístico-cultural para quem vem da margem”
Espaço Experimental Educativo MAC.CE (piso térreo do MAC.CE).
Gratuito. Inscrições de 5 a 9 de maio pelo formulário https://bit.ly/23semanademuseusmacce.
15 de maio (quinta-feira)
13h às 18h – Curso “Caminhos Possíveis: acesso e permanência profissional no mercado artístico-cultural para quem vem da margem”
Espaço Experimental Educativo MAC.CE (piso térreo do MAC.CE).
Gratuito. Inscrições de 5 a 9 de maio pelo formulário https://bit.ly/23semanademuseusmacce.
16 de maio (sexta-feira)
14h às 17h – Oficina “Essa tal de Arte Contemporânea”
Espaço Experimental Educativo MAC.CE (piso térreo do MAC.CE).
Gratuito. Inscrições de 5 a 9 de maio pelo formulário https://bit.ly/23semanademuseusmacce.
17 de maio (sábado)
14h às 17h – Oficina “Técnicas em Mediação Educativa com Patrimônio Imaterial e Cultura Viva: Narrativas, Oralidades e Mídias”
Espaço Experimental Educativo MAC.CE (piso térreo do MAC.CE).
Gratuito. Inscrições de 5 a 9 de maio pelo formulário https://bit.ly/23semanademuseusmacce.
Museu da Cultura Cearense
13 de maio (terça-feira)
9h – Mucuripe no mar das memórias
1º andar da sede da Colônia Z-8 de pescadores de Fortaleza – Av. Cesar Cals, nº 130 – Praia do Futuro I.
Gratuito. Livre.
Parceria com Acervo Mucuripe
14 de maio (quarta-feira)
15h – Vozes do Moura Brasil: memórias e patrimônios do território
Sede do Núcleo de Patrimônio Cultural do Moura Brasil (NUPAC) – Rua do Trilho, 1214 – Moura Brasil.
Gratuito. Livre
Parceria com NUPAC – Moura Brasil
16 de maio (sexta-feira)
15h às 18h – LANÇAMENTO: Relatório de Impacto e Produção do Circuito Itinerante Livre de Cinema (CILC)
Com Felipe dos Santos e Erick Sousa
Auditório do Dragão do Mar. Gratuito. 100 pessoas. 14 anos
Parceria com Estúdios EO – Comunicação e Cinema, Educação e Produção Cultural
18 de maio (domingo)
9h – Território em debate: juventude e patrimônios da Barra do Ceará
Sede do coletivo Barramar -R. Helenice Paiva Menezes, 500 – Barra do Ceará, Fortaleza Livre