Atendimento do Pet Ceará Móvel é ampliado para realização de até 200 castrações por dia
8 de maio de 2025 - 10:49 #atendimento #castrações #Ceará Pet Móvel #Proteção animal
Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos e Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos
Serviço ampliado teve início nesta quinta (8), no bairro Messejana, em Fortaleza
O casal formado pela diarista Maria Cristina da Silva e pelo porteiro João Moisés Cruz comemora a chegada da tão aguardada castração da cadela Pequena, de 2 anos. Pequena recebeu atendimento veterinário gratuito nesta quinta-feira (8), no Vapt Vupt da Messejana, em Fortaleza. A iniciativa faz parte da ampliação do Pet Ceará Móvel, programa do Governo do Ceará, e contou com a presença do governador Elmano de Freitas, acompanhado da vice-governadora Jade Romero, da vice-prefeita de Fortaleza, Gabriela Aguiar e do secretário da Proteção Animal do Ceará, Erich Douglas.
“A Pequena era criada sem cuidado por outra pessoa que eu conhecia. Aí um dia essa pessoa soltou ela na rua, eu fui dar comida e a Pequena só faltou comer minha mão. Eu me abracei com ela e até hoje não soltei. É o meu chamego. Fico muito feliz com essa castração, para que não tenha doença. E ser de graça é muito alegria imensa para gente que não tem condições”, conta a diarista Maria Cristina.
A ampliação conta com um ônibus adaptado com centro cirúrgico, um carro de apoio e uma ambulância que vão permitir a realização de até 200 castrações por dia, aumentando em 700% a capacidade de castrações realizadas pelo programa Pet Ceará Móvel.
“A gente quer que as pessoas possam efetivamente ter acesso às políticas públicas e, no caso da proteção animal, não é diferente. Que as pessoas tenham acesso e o animal seja cuidado, porque quem tem animal cuida com muito carinho, muito amor. É também muito importante para a saúde pública”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
Lançado em maio de 2024, O Pet Ceará Móvel é um programa itinerante que realizou mais de 83 mil procedimentos até abril de 2025 (castrações, consultas, vacinação antirrábica, encoleiramento antiparasitário). A iniciativa percorreu 23 bairros de Fortaleza e 15 municípios do interior do Ceará, além de atendimento a instituições protetoras de animais.
Mais atendimento
O serviço ficará disponível em cada localidade a depender da demanda, podendo permanecer por até 15 dias. A previsão é de que, na capital, o equipamento permaneça por 15 dias e, no interior, esse tempo seja reduzido para, em média, 3 a 5 dias.
O funcionamento ocorrerá de terça à sábado, das 8h às 15h e contará com seis veterinários. O animal receberá os cuidados no pós-operatório com medicação, colar elizabetano e microchip ao final do procedimento. O serviço é gratuito.
No Vapt Vupt da Messejana, o atendimento vai de 8 a 23 de maio, das 8h às 15h, oferecendo mais tempo para atender a demanda.
“Uma das questões era a quantidade de fêmeas para castrar, que é a maior procura da população. Agora a gente vai castrar 60% de fêmeas e os 40% são machos. A médio e a longo prazo vamos ter uma diminuição de animais nas ruas”, destacou o secretário da Proteção Social, Erich Douglas.
O titular da Sepa também reforça a importância da castração com microchipagem. “O microchip identifica o animal, registrando o histórico de saúde e as vacinas que já tomou. A identificação do tutor também inibe os maus-tratos e o abandono”, enfatizou.
Agendamento
Agora é possível agendar diretamente pela internet, com data, horário e local previamente escolhido. O agendamento online pode ser feito no site www.protecaoanimal.ce.gov.br. O tutor deve preencher seus dados e os do seu pet, escolher o dia e o local de atendimento. O serviço é 100% gratuito.