Em menos de um dia, 10 suspeitos de crimes são capturados durante nova fase da Operação Integração Saturação Total

8 de maio de 2025 - 16:33 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Os trabalhos operacionais acontecem em bairros da Capital e nos municípios de Maracanaú, Caucaia e Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)

Como resultado preliminar de mais uma edição da Operação Integração Saturação Total, iniciada na noite dessa quarta-feira (7) no bairro Pirambu, que fica na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza, até 13h de quinta-feira (8), dez suspeitos de envolvimento em diversos crimes foram capturados por equipes da Forças de Segurança do Estado, além de drogas, armas e munições que foram apreendidas. A operação acontece nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Cascavel e Maracanaú.

Somente no bairro Barra do Ceará, que fica na AIS 8 de Fortaleza, quatro pessoas foram presas – sendo três suspeitas de tráfico ilícito de drogas e um preso por força do cumprimento de um mandado de prisão pela prática do crime de extorsão. Ainda na AIS 8, no bairro Vila Velha, um homem foi preso, um adolescente foi apreendido e duas motocicletas roubadas foram recuperadas. Dentre os capturados na Barra do Ceará, um homem, de 21 anos, já possui passagem pelo crime tráfico ilícito de drogas e outro homem, de 18 anos, possui registro de ato infracional análogo ao crime de receptação quando era adolescente. Todos foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico ilícito de drogas e associação para o tráfico. Também em Fortaleza, outras capturas e apreensões de objetos ilícitos foram realizadas nos bairros Paupina, na AIS 3, e nos bairros Olavo Oliveira, João XXIII e Presidente Kennedy, ambos da AIS 6.

Outras ações ocorreram, também, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Em Caucaia (AIS 11), uma pessoa foi presa por força de mandado de prisão temporária por homicídio. O suspeito já possui antecedentes por crimes de receptação, roubo a pessoa, posse irregular de arma de fogo e tráfico ilícito de drogas. Além da prisão do suspeito, outras ações resultaram, também, na apreensão de uma motocicleta com sinais de adulteração e quantidades de cocaína, maconha, crack e dinheiro.

Em Maracanaú (AIS 12), um suspeito, de 21 anos, que estava com um mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito foi capturado. O homem já possui passagens por crimes de posse irregular de arma de fogo, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, tráfico de drogas e associação para o tráfico. E na cidade de Cascavel (AIS 13), as equipes prenderam em flagrante um homem, de 27 anos – com antecedentes criminais por integrar organização criminosa, dano, incêndio e corrupção de menores -, e apreenderam uma submetralhadora calibre 380 com 14 munições, maconha e crack.

Operação Integração Saturação Total

Com o propósito de fortalecer a segurança pública e coibir crimes, o Governo do Ceará deu início, nesta quarta-feira (7), a mais uma Operação Integração Saturação Total. A ação conta com o reforço de mais de 400 policiais. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Sinval Sampaio, o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Márcio Gutiérrez, e o secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque, acompanharam a saída das equipes policiais na Areninha do bairro Pirambu, em Fortaleza.

Além da Capital, a Operação Integração Saturação Total também acontece nos municípios de Maracanaú, Caucaia e Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). São centenas de policiais militares, civis e penais. A ofensiva ocorre de forma permanente no Estado. “Para realizarmos uma operação dessas e termos resultados, a gente reforça investigação, reforça inteligência e reforça o policiamento ostensivo”, explicou o secretário da SSPDS, Roberto Sá sobre o andamento da ação.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.