Polícia Civil conclui inquérito do cão Scooby e indicia casal por maus-tratos

8 de maio de 2025 - 12:19 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Foto

A investigação apontou que o companheiro da tutora também era responsável pelo animal; os dois foram indiciados por crime de maus-tratos

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), concluiu, nesta quarta-feira (7), o inquérito policial que apurava crime de maus-tratos contra o cão Scooby.

Durante as investigações ficou comprovado que o companheiro da mulher que foi presa em flagrante no dia 27 de março, um homem de 47 anos, também era responsável pelo animal. Diante disso, o casal foi indiciado pelo crime de maus-tratos, previsto no artigo 32, §1º-A, da Lei nº 9.605/98, cuja pena é de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda de animais.

O casal se encontra à disposição do Poder Judiciário.

Relembre o caso

No dia 27 de março, após receber uma denúncia, uma equipe da DPMA foi até uma residência no bairro Praia de Iracema, onde constatou o crime. Na ocasião, a tutora do cão, uma mulher de 47 anos, foi presa em flagrante.

Scooby foi resgatado e passou por avaliação médico-veterinária. Em seguida, foi encaminhado para a ONG parceira da PCCE, Anjos da Proteção Animal (APA). A ação contou ainda com o apoio da ONG Sociedade Protetora Ambiental (SPA).

Para onde ligar em casos de resgates de animais?

As Forças de Segurança do Ceará estão preparadas para resgatar animais, sejam eles domésticos ou silvestres. Os contatos para acionamento de socorro são os seguintes:

Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE)
Telefone: 193

Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE)
Telefones: (85) 3101.3545 / 3101.3577

Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA)
Telefones: (85) 3247.2630 – WhatsApp: (85) 98439.9110