Proteção é Direito: Caravana de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes chega no Eusébio
8 de maio de 2025 - 15:39 #Caravana #Contra violência #Crianças e Adolescentes #Eusébio #Proteção é direito
Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Texto
Claudio Rocha - Foto
Adrian Lucas, 11, frequenta o Cras do distrito de Jabuti, no Eusébio, desde que tinha quatro anos de idade. “Aprendo muito no Cras, lá fazemos várias atividades, e além de aprender sobre respeito, aprendemos também sobre a Rede de Proteção para Crianças e Adolescentes. Eu aprendi no Cras que nenhuma criança merece ser tratada com violência, mas sim com amor e carinho”, contou Adrian, que na manhã desta quinta-feira, 8, estava na fileira da frente ouvindo, atento, a palestra conduzida pela coordenadora da Casa da Criança, Audrea Autran. A ação realizada por meio da Secretaria da Proteção Social (SPS) está levando a Caravana da Casa da Criança para 16 municípios cearenses com ações de formação, sensibilização e articulação da rede de proteção.
No Eusébio, a ação reuniu cerca de 80 profissionais da Proteção Social, da Educação e da Saúde, além de conselheiros tutelares e crianças atendidas pelo serviço de convivência do Cras do distrito de Jabuti. A conselheira tutelar, Vitória Glenda, esteve presente na formação e ressaltou a importância da ação. “Ouvir sobre os serviços da Casa da Criança e do Adolescente e da possibilidade da Casa trabalhar com uma equipe volante nos interiores nos enche de esperança porque com certeza será um fortalecimento da Rede de Proteção em cidades como a nossa. A nossa rede de atendimento já funciona muito bem e capacitações como estas vêm fortalecer a atuação dos profissionais das diversas áreas que estão presentes hoje neste auditório”, reiterou a conselheira tutelar.
Andréa iniciou sua palestra apresentando a Casa da Criança e os serviços ofertados no equipamento. “Esse equipamento não faz a proteção social sozinho, nós precisamos de todos os profissionais e da intersetorialidade com as políticas da educação, da saúde, da segurança pública. A interação entre os órgãos é primordial para que não haja revitimização. Em breve, vamos criar equipes volantes da Casa da Criança para que este serviço chegue também nos interiores do Estado do Ceará. Queremos fortalecer ainda mais essa Rede de Proteção às nossas crianças e adolescentes”, destacou Andrea Autran, durante sua palestra.
A secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio, Samara Cordeiro, agradeceu e frisou a importância da ação. “ A Caravana é a prova de que o trabalho social só é bem feito se for integrado, hoje aqui nesse auditório temos vários conselheiros tutelares, profissionais da educação, que atuam no Busca Ativa Escolar, profissionais do Família Acolhedora, todos programas essenciais para garantir a proteção das crianças e adolescentes. Essa ação hoje nos mostra também que podemos sempre contar com o apoio do Estado do Ceará e isso nos fortalece muito enquanto uma rede integrada de proteção”, pontuou Samara Cordeiro.
Casa da Criança
A Casa da Criança e do Adolescente é um centro integrado de proteção, vinculado ao Governo do Estado do Ceará. O equipamento reúne, em um só espaço, diversos setores que atuam de forma articulada para garantir o atendimento qualificado de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Estão presentes na Casa: Delegacia da Criança e do Adolescente; Ministério Público do Ceará; Tribunal de Justiça do Ceará; Defensoria Pública do Estado; Perícia Forense do Ceará; Projeto Rede Aquarela; equipe psicossocial da Casa; cirandas do Cuidado e Apoio e plantão do Conselho Tutelar. Além dessa atuação integrada, a Casa articula-se com a rede protetiva no território, envolvendo serviços de saúde, educação e proteção social, garantindo um fluxo eficaz de encaminhamentos e cuidados.
Desde o início do seu funcionamento, em 2022, até o último mês de março, a Casa da Criança e do Adolescente, órgão coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS) do Estado, já realizou 52.887 atendimentos. 8.019 crianças e adolescentes já passaram pela casa, desse total, 3.674 casos foram de violações de direitos, o que configura negligência, alienação parental, revisão de guarda e conflito familiar, e outros 4.579 casos foram de violências sexuais, psicológicas, verbais e físicas.
Programação
Formação, sensibilização e articulação com profissionais da Rede de Proteção de Cascavel
Data: 09/05
Horário: 9h
Local: Núcleo de Arte e Cultura (NAEC) Darcílio Liam, Avenida chanceler Edson Queiroz, Entrada da cidade, após a secretaria de turismo, Cascavel
Formação, sensibilização e articulação com profissionais da Rede de Proteção de Pindoretama
Data: 09/05
Horário: 14h
Local: CRAS sede, Rua Pe. Antônio Nepomuceno S/N, Centro
Campanha nas escolas, em Fortaleza
EEMTI Dom Antônio de Almeida Lustosa
Data: 12/05
Horário: 13h
Local: Auditório ESMEC, Rua Ramires Maranhão do Vale, 70
Formação, sensibilização e articulação com profissionais da Rede de Proteção de Aquiraz
Data: 14/05
Horário: 13h
Local: Casa Do Saber Justino De Serpa Endereço: R. Virgílio Coelho, 379-415 – Lot. Rota do Mar, Aquiraz.
Audiência Pública na Assembléia Legislativa
Data: 30/05
Local: Av. Des. Moreira, 2807 – Dionísio Torres