Esp-CE conclui capacitação de profissionais de saúde e reforça assistência a pessoas com deficiência na APS

12 de maio de 2025 - 17:17 # # # #

Daniel Araújo - Ascom Esp-CE - Texto
Arquivo pessoal - Foto

Aulas presenciais da capacitação ocorreram em Limoeiro do Norte

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), concluiu, na última sexta-feira (9), as atividades de mais uma turma do Curso Básico de Assistência à Pessoa com Deficiência na Atenção Primária à Saúde (APS).

Ao todo, 37 profissionais atuantes na Superintendência Regional Litoral Leste/Jaguaribe foram contemplados pela iniciativa, realizada pela primeira vez na Região.

Diretora de Educação Permanente e Profissional em Saúde da ESP/CE, Suzyane Barcelos destaca que o projeto educacional foi reformulado e traz uma série de diferenciais neste ano.

Aulas presenciais

As aulas presenciais do curso ocorreram em Limoeiro do Norte, a 201 quilômetros da Capital, no último mês de abril, em parceria com Célula de Atenção à Pessoa com Deficiência e Outras Necessidades Essenciais da Sesa.

Matheus Loureiro, 32, é fisioterapeuta e atua como coordenador do Centro Especializado em Reabilitação do município de Russas, também no Vale Jaguaribano. Ele conta que fazer parte da turma foi uma oportunidade de potencializar os serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no território onde trabalha. Ouça o relato:

Passados os momentos em sala de aula, os alunos deram andamento ao cronograma da capacitação via ESP Virtual, plataforma de Ensino a Distância (EaD) da ESP/CE, pautados pela elaboração de projetos de intervenção.

Segundo a coordenação pedagógica, a expectativa agora é de que esses trabalhos sejam aplicados diretamente na rede de saúde.

Ficha técnica

Com duração de 40 horas, distribuídas em atividades presenciais e a distância, o Curso Básico de Assistência à Pessoa com Deficiência na Atenção Primária à Saúde (APS) estrutura-se em quatro unidades didáticas, abordando temas como a “identificação precoce das deficiências no pré-natal e na primeira infância” e as “tecnologias assistivas na reabilitação funcional”.

A qualificação passou a integrar o portfólio da ESP/CE em novembro de 2023 e, desde então, já alcançou mais de 170 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais e psicólogos.