Museu da Imagem e do Som recebe Ailton Krenak para conversa sobre exposição fotográfica que retrata povos indígenas

12 de maio de 2025 - 12:51 #

Texto e foto: Ascom MIS

Krenak é curador da exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, atualmente em cartaz no MIS

O Museu da Imagem e do Som do Ceará promove nesta semana (14 a 18) uma série de atividades, com oficinas, ações educativas, Feira da Fotografia e uma conversa com Ailton Krenak, enquanto curador da exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, atualmente em cartaz no MIS. Na sala imersiva, segue em cartaz “Re-floresta” e retornam “Fósseis do Cariri” e “Aves do Ceará”. Toda a programação é gratuita. Algumas das atividades integram a 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Oficina “Casarões para lembrar: memória e silêncio na preservação” 

Na sexta-feira (16), acontece das 14h às 17h a oficina “Casarões para lembrar: memória e silêncio na preservação”, a ser ministrada por Naiany Menezes, educadora do MIS. A atividade integra a 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. O percurso educativo tem como base traçar diálogos históricos, geográficos e culturais acerca do processo de patrimonialização dos Casarões do eixo central da cidade, que versa sobre a resistência e a preservação do patrimônio e da paisagem cultural. O trajeto busca analisar não somente o patrimônio de pedra e cal, como também, os encantos e tradições que movimentam e constroem as ruas da cidade. A partir dessa perspectiva, as vozes das ruas serão ouvidas, para que se entenda a materialidade no seu próprio tempo e espaço. O percurso histórico, partindo do MIS, será iniciado com o Casarão dos Gondim, seguindo para o Casarão dos Fabricantes, sendo finalizado no Casarão do MIS. São ofertadas 20 vagas para pessoas acima de 16 anos. As inscrições devem ser feitas neste link.

Ação Educativa – Rotas da Liberdade: Lugares de Memória da Ditadura

No sábado (17), acontece das 8h30 às 12h mais uma edição da ação educativa Rotas da Liberdade: Lugares de Memória da Ditadura. A atividade integra a 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.

A cidade de Fortaleza abriga monumentos e edificações históricas que preservam memórias do período da ditadura militar no Brasil. Muitas dessas praças, ruas, escolas e monumentos materializam a repressão ao render homenagem aos militares, torturadores e ditadores dos anos de chumbo. Alguns têm sido ressignificados pelos movimentos sociais, coletivos de artes e pelos movimentos por Memória, Verdade e Justiça em símbolos de resistência. O objetivo da ação é refletir sobre o direito à memória, à justiça social, incentivando um olhar crítico sobre os espaços que marcaram a história da cidade, fortalecendo a construção de uma memória coletiva comprometida com a justiça e os direitos humanos. O percurso, feito em ônibus saindo do MIS, passa pelo antigo Mausoléu Castelo Branco, que homenageava um dos principais articuladores do Golpe Militar e primeiro presidente da Ditadura brasileira. Será visitada também a  Casa do Frei Tito, antiga residência do ex-frade dominicando Frei Tito de Alencar, que foi preso e torturado no período da ditadura, e é hoje uma das maiores referências de um cearense na luta contra a repressão. O momento será conduzido por três educadores do MIS, Rosinha (Oziel Herbert), Pedro Henrique Marques Pereira e Elen Andrade. São ofertadas 40 vagas e as inscrições devem ser feitas neste link.

Oficina “No centro, a luz: acervos, patrimônios Imateriais e suas paisagens”

Também no sábado (17), acontece das 14h às 17h, no estúdio de foto e vídeo (andar -2 do Anexo), a oficina “No centro, a luz: acervos, patrimônios Imateriais e suas paisagens”, a ser ministrada por Sam Célio, educador do MIS. A atividade também integra a 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ibram. Esta é uma ação educativa que explora o acervo do MIS, trazendo-o à luz dos olhares alheios, enquanto preenche o ambiente com focos de luzes (experiências sensoriais) e novas perspectivas, girando, literalmente, em torno das memórias vivas suscitadas pelas discussões. O objetivo é promover uma experiência educativa e sensorial por meio da ativação do acervo do MIS, estimulando reflexões sobre memória, paisagem, patrimônios imateriais, som e imagem à luz das transformações sócio-espaciais. São ofertadas 12 vagas e as inscrições devem ser feitas neste link.

Conversa com o curador Ailton Krenak sobre a exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” 

O MIS acolhe, desde 26 de abril, a exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, resultado de uma parceria com o Instituto Tomie Ohtake, com sede em São Paulo. Como parte dessa mostra, está prevista uma conversa com o curador da exposição, Ailton Krenak. O momento acontecerá na sala imersiva do MIS no sábado (17), às 17h, quando então Krenak conversará com Antônia Kanindé, orientadora na Célula de Defesa e Promoção dos Povos Indígenas junto a Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará. Serão abertas 120 vagas que contemplarão pessoas convidadas e visitantes interessados na programação, que deverão se inscrever no link a ser disponibilizado no site e nas redes sociais do MIS na terça-feira (13). A conversa será transmitida ao vivo no painel de LED da praça do MIS e também no canal do MIS no YouTube.

“Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” é um encontro potente entre imagem e memória, arte e resistência, território e ancestralidade, fruto de um diálogo sensível entre o fotógrafo Nagakura e o líder indígena, que é também ambientalista, escritor e uma das principais vozes do saber indígena na atualidade. Com curadoria de Ailton Krenak, a exposição traz uma seleção única de registros realizados por Nagakura entre 1993 e 1997 por meio de diversas expedições aos estados do Acre, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, São Paulo, Pará e Amazonas. Foram sete viagens pela Amazônia, algumas durando até 40 dias. Juntos, Krenak e Nagakura puderam aproximar-se, conviver e registrar a cultura dos povos Krikati, Gavião, Xavante, Huni Kuin, Yawanawá, Ashaninka e Yanomami. As imagens revelam os modos de vida, os gestos, os cantos e os corpos dos povos originários da Amazônia brasileira e do cerrado. A exposição segue em cartaz no MIS até 26 de julho.

Feira da Fotografia

No domingo (18), o MIS promove a sua já tradicional Feira da Fotografia. Das 15h às 17h30, expositores estarão vendendo artigos de fotografia como livros, equipamentos, artigos decorativos etc. Como parte da programação da Feira da Fotografia, acontece ainda a seguinte programação:

  • Oficina de Fotoperformance 

No domingo (18), como parte da programação da Feira da Fotografia, acontece das 13h às 16h, no estúdio de foto e vídeo (andar -2 do Anexo), a oficina de fotoperformance, a ser ministrada por Jane Batista. Será um espaço para estudar e praticar a fotografia em interlocução com a performance e de como essas duas linguagens podem ser trabalhadas no processo de criação. Ao final, os participantes irão conhecer e praticar sobre processo criativos da fotoperformance que buscam fazer aflorar o conhecimento de si em interlocução com linguagens artísticas distintas. Serão ofertadas 10 vagas e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada.

Jane Batista é uma fotógrafa, performer e poeta. Seu olhar sobre si mesma é repleto de fantasia e revela seus sonhos, desejos, medos e também sua realidade. A artista usa seu próprio corpo e se cobre com objetos de sua vida cotidiana na forma de adornos, camadas, que muitas vezes adicionam um verniz simbólico ao seu trabalho. Dessa forma, ela monta uma semântica que explora noções de raça, história e representação.

  • Fala aberta Fotografia Runner 

Também no domingo (18), das 16h30 às 17h30, acontece na praça do MIS, dentro da Feira da Fotografia, a fala aberta sobre Fotografia Runner, com Marlon Costa. O momento é voltado para fotógrafos e entusiastas da imagem interessados em aprimorar técnicas e abordagens específicas para o registro de corridas ao ar livre. A atividade aborda os desafios e particularidades desse tipo de cobertura, como a captura do movimento, o uso da luz natural, a composição em ambientes dinâmicos e a antecipação de momentos decisivos. A partir de trocas de experiências, os participantes serão convidados a desenvolver um olhar mais apurado e criativo sobre o universo das provas de rua, explorando tanto aspectos técnicos quanto narrativos da fotografia esportiva.

  • Programação da sala imersiva e exposições

Nesta semana, a sala imersiva do MIS exibe de quarta a domingo a obra “Re-floresta” em alternância com “Fósseis do Cariri” e “Aves do Ceará”. Seguem também em cartaz as exposições físicas “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” (andar +2 do Anexo), “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1 do Anexo) e “Laboratório dos Sentidos” (casarão). O MIS funciona de quarta a domingo, com horários diferenciados: quartas, quintas e domingos, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30).

Serviço:

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.
Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara.

– Oficina “Casarões para lembrar: memória e silêncio na preservação” 
Data: sexta-feira (16)
Hora: 14h às 17h
Vagas: 20, para pessoas acima de 16 anos.
Inscrições: devem ser feitas neste link.

– Ação Educativa – Rotas da Liberdade: Lugares de Memória da Ditadura
Data: sábado (17)
Hora: 8h30 às 12h
Vagas: 40
Inscrições: devem ser feitas neste link.

– Oficina “No centro, a luz: acervos, patrimônios Imateriais e suas paisagens”
Data: sábado (17)
Hora: 14h às 17h
Local: estúdio de foto e vídeo (andar -2 do Anexo)
Vagas: 12 vagas
Inscrições: devem ser feitas neste link.

– Conversa com o curador Ailton Krenak sobre a exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” 
Data: sábado (17)
Hora:  17h
Local: sala imersiva (andar -2 do Anexo) / transmissão ao vivo no painel de led da praça do MIS e canal do MIS no YouTube
Vagas para sala imersiva: 120
Inscrições: interessados deverão se inscrever no link a ser disponibilizado no site e nas redes sociais do MIS na terça-feira (13).

– Feira da Fotografia
Data: domingo (18)
Hora: 15h às 17h30

– Oficina de Fotoperformance 
Data: domingo (18)
Hora: 13h às 16h
Local: estúdio de foto e vídeo (andar -2 do Anexo)
Vagas: 10 vagas
Inscrições: por ordem de chegada

– Fala aberta Fotografia Runner
Data: domingo (18)
Hora: 16h30 às 17h30
Local: praça do MIS

EXPOSIÇÕES:

Sala imersiva: “Re-floresta”, “Fósseis do Cariri” e “Aves do Ceará”
Quarta-feira e quinta-feira: 10h às 18h (acesso até 17h30)
Sexta-feira: 13h às 20h (acesso até 19h30)
Sábado: o Anexo estará fechado neste dia.
Domingo: 11h às 18h (acesso até 17h30)
Local: sala imersiva (andar -2 do Anexo)
Classificação indicativa: Livre

“Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”
Quarta-feira e quinta-feira: 10h às 18h (acesso até 17h30)
Sexta-feira: 13h às 20h (acesso até 19h30)
Sábado: o Anexo estará fechado neste dia.
Domingo: 11h às 18h (acesso até 17h30)
Local: Andar +2 do Anexo / Hall da Biblioteca
Classificação indicativa: Livre

“Imaginar os Cearás: Memórias e Tecnologias”
Quarta-feira e quinta-feira: 10h às 18h (acesso até 17h30)
Sexta-feira: 13h às 20h (acesso até 19h30)
Sábado: o Anexo estará fechado neste dia.
Domingo: 11h às 18h (acesso até 17h30)
Local: Andar -1 do Anexo
Classificação indicativa: Livre

“Laboratório dos Sentidos”
Quarta-feira, quinta-feira e domingo: 10h às 18h (acesso até 17h30)
Sexta-feira e sábado: 13h às 20h (acesso até 19h30)
Local: Casarão