PCCE fecha sucata clandestina, prende suspeito e apreende 30 motores de origem criminosa
12 de maio de 2025 - 13:15 ##Depatri #DRFVC #PCCE #Prisão em flagrante #RECEPTAÇÃO
Texto e fotos: Ascom PCCE
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) e do Departamento de Investigação de Crimes Patrimoniais (Depatri), deflagrou, nos dias 10 e 11 de maio, uma ação que resultou no fechamento de uma sucata clandestina com dezenas de veículos desmanchados e prendeu um suspeito em flagrante por receptação.
Na sexta-feira (10), equipes da DRFV realizavam diligências na região, no âmbito de investigações voltadas ao combate de ferros-velhos e sucatas utilizados para o desmonte ilegal de veículos. Com o apoio do Setor de Inteligência e das equipes operacionais, os policiais civis identificaram um terreno suspeito no bairro Canindezinho, pertencente à Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9), em Fortaleza.
Durante a inspeção no terreno, foram encontrados dezenas de veículos já desmanchados e 30 motores com sinais de adulteração ou com registros de roubo e furto, oriundos de veículos de diversas categorias, incluindo modelos de luxo e populares.
O suspeito é um homem, de 53 anos, com antecedentes criminais por receptação qualificada e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Ele foi localizado no dia seguinte, sábado (11), no bairro Bom Jardim, Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2), onde mantinha uma sucata regularizada. A PCCE cumpriu a prisão do suspeito, que foi autuado em flagrante pelos crimes de receptação e por adulteração de sinal identificador de veículo.
A Polícia Civil reforça que crimes dessa natureza alimentam o mercado ilegal de peças e incentivam roubos, furtos e clonagens de veículos. Em consonância com as diretrizes do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Delegacia Geral da Polícia Civil e do Departamento de Combate aos Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), as fiscalizações continuarão de forma intensificada, inclusive durante fins de semana e feriados.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.