Estação das Artes recebe Festa Lá em Cima, nova exposição e atividades infantis neste fim de semana

14 de maio de 2025 - 10:55 # # #

Ascom Estação das Artes - texto
Thiago Matine e Fernanda Siebta - fotos

Na sexta, 16, tem estreia da Festa Urra! com disco music, funk dos anos 70 e brasilidades. Sábado, 17, DJs da Festa Lá em Cima mesclam clássicos dos bailes dos anos 70, 80 e 90 com música eletrônica da atualidade. Domingo, 18, tem atividades infantis e samba no Mercado AlimentaCE.

A programação desta semana na Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — está marcada pela discotecagem com discos de vinil e por uma nova exposição na Plataforma.

Na sexta, 16, acontece, em parceria com o Sobrado Dr. José Lourenço, a abertura da mostra “Subsequência”, um projeto da Basa, rede internacional de cultura contemporânea, que explora a união entre artes visuais e quadrinhos. O destaque é para o trabalho de nove criadores cearenses, sob a curadoria de Weaver Lima.

As obras estarão disponíveis para visitação do público na Plataforma da Estação a partir das 17h, e ficarão em cartaz até o dia 20 de julho. Os trabalhos são de artistas de diferentes gerações: Hélio Rôla, Marcus Francisco (in memoriam), Camila Sombra, Erica R., Felipe Kehdi, Juliana Siebra, Luci Sacoleira, Marissa Noana e o duo Universo (Nadiuska e Priscila).

A ação faz parte do projeto itinerante Percursos, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de reconhecer e valorizar as diversas potências artísticas pertencentes às comunidades e aos territórios cearenses.

Logo após, os DJs Nego Célio, Gato Preto, Maarji e Tomé lideram a Urra!, festa existente em Fortaleza desde 2019. Os estilos boogie e groove serão os protagonistas da noite. Com músicas dançantes, a noite promete muita agitação até às 22h.

Sábado, 17, a Festa Lá em Cima retorna à Gare

No sábado (17), a Gare recebe uma nova edição da Festa Lá em Cima. As DJs Julie Gadelha e Darwin Marinho se unem aos DJs residentes Thales e Tomé Braga. Serão mais de 4 horas de Soul, Disco, House, Funk e Hip-Hop. A abertura dos portões será às 17h30.

O acesso ao evento será por meio do Ingresso Solidário, ou seja, com a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal) destinado ao Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado do Ceará, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade.

Serão disponibilizados 1.500 ingressos pelo Sympla da Estação das Artes, sendo liberados para o público na quinta, 15, a partir das 14h. As pessoas que retirarem seus ingressos virtualmente devem trazer o QR Code emitido pela plataforma na forma impressa ou na tela do celular para escaneamento na entrada da Estação.

No dia do evento, haverá ainda a garantia de entrada para mais 500 pessoas, por ordem de chegada, a partir das 17h30. Um total de 440 acessos será feito pelo portão principal; e até 30 pessoas com deficiência com direito a um acompanhante, totalizando 60 acessos, poderão entrar pelo portão de acessibilidade, em conformidade com o Art. 42 da Lei Brasileira de Inclusão. A entrada na Estação das Artes só será permitida até 21h.

Atividades infantis animam a criançada no Domingo na Estação

No Domingo, 18, a programação conta com espetáculo circense, oficina infantil, discotecagem e apresentação musical no Mercado AlimentaCE.

A tradicional pintura infantil acontece das 10h às 13h com as educadoras Fleuri Cardoso e Talita Késsia. A atividade visa estimular a criatividade e a imaginação por meio de gravuras e carimbos.

A DJ Jordanna Thiellys inicia a manhã, às 10h, com imersão na música brasileira. Ao meio dia, ela retorna à pickup, garantindo os melhores ritmos na Gare.

A partir das 11h, o atrapalhado Palhaço Bibildo apresenta o espetáculo “MÁ-GÍ-ÁH”, em parceria com o Sesc, com números de desaparecimentos de objetos, transformações e hipnotismo. A atração contará com interpretação em Libras.

No palco do Mercado AlimentaCE, a cantora Marina Cavalcante traz o projeto “Samba Que Reza”, com ritmos africanos. Como louvação aos seus antepassados, a cearense perpassa por afoxés, ijexás, macumbas e os afro-sambas. A banda composta por George Anderson, Brenna Freire, Serginho dos Santos, Lyandra Rayanne, Thiaguinho Silva e Leandro Marechal apresenta repertório com músicas inéditas, além de canções de compositores nacionais e conterrâneos. O show será acessível em Libras.

As atividades são gratuitas e abertas ao público, com entrada por ordem de chegada até atingir a capacidade do espaço.

Serviço

Programação da Estação das Artes

Dias: 16 a 18 de maio

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

Entrada gratuita.

Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

 

Sexta, 16

 

17h às 18h – Abertura da exposição “Subsequência” (Parceria Sobrado Dr. José Lourenço)

18h às 22h – URRA!, com DJs Nego Célio, Gato Preto, Maarji e Tomé

 

Acesso: Gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço

Classificação indicativa: 18 anos

 

Sábado, 17

 

17h30 às 22h – Festa Lá em Cima

 

Acesso:  Sympla – 1.500 ingressos disponibilizados no Sympla da Estação das Artes a partir das 14h do dia 15.05 | 500 vagas por ordem de chegada, a partir das 17h30 do dia 17.05. Ingresso solidário: 1kg de alimento não perecível (exceto sal).

Classificação indicativa: 18 anos

 

Domingo, 18

Domingo na Estação

 

10h às 13h – Oficina Infantil “Gravura com Carimbos”, com Fleuri Cardoso e Talita Késsia

10h às 11h | 12h às 12h50 – DJ Jordanna Thiellys

11h às 11h40 – “MÁ-GÍ-ÁH”, com Palhaço Bibildo (Parceria Sesc)

13h às 14h30 – Show “Samba que Reza”, com Marina Cavalcante, no Mercado AlimentaCE

Acesso: Gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço

Classificação indicativa: Livre