Maior hospital do Ceará, HUC usa sistema de pressão de ar para garantir transporte ágil de medicamentos entre setores da unidade

14 de maio de 2025 - 15:48 # # #

Natássya Cybelly - Ascom HUC - Texto, fotos e video

“Correio pneumático” é um sistema de pressão de ar que usa tubos e cápsulas, fundamental em uma unidade de grande porte como o HUC

Um sistema de transporte ágil e seguro é utilizado para o envio de materiais internos como medicamentos, amostras laboratoriais e insumos hospitalares pelo Hospital Universitário do Ceará (HUC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O correio pneumático é um sistema de pressão de ar que utiliza tubos e cápsulas para fazer o transporte em poucos segundos ou minutos. A tecnologia permite agilidade e segurança, fundamentais em um equipamento de mais 78 mil metros quadrados.

O sistema opera por tubos que interligam os setores como, por exemplo, farmácia, enfermarias, centro cirúrgico e laboratório. Na prática, funciona da seguinte forma: o profissional da saúde aciona o setor de farmácia, por exemplo, e solicita a medicação necessária para o paciente. O material é colocado na cápsula fechada e acoplada ao tubo pressurizado para o local de destino da solicitação. Cada cápsula é identificada e codificada com chip para garantir a segurança da rota traçada e rastreabilidade do material. O tempo de entrega varia entre 30 segundos e dois minutos.

Veja como funciona:

Estação do Correio Pneumático na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do hospital

O coordenador da Central de Abastecimento Farmacêutico do HUC, Johnata Brandão, explica que em unidades hospitalares de grande estrutura, como é o caso do HUC, que possui uma área de 78,6 mil metros quadrados e três torres distintas, a tecnologia é fundamental para oferecer agilidade com segurança.

“Nós conseguimos fazer envios com muita rapidez e se considerarmos a extensão do hospital, o tempo de deslocamento do profissional até a farmácia seria muito superior do que dois minutos, que é o tempo máximo de envio pelo sistema. O correio pneumático nos ajuda bastante na agilidade, principalmente para atender casos de urgência e com total garantia de segurança. As cápsulas são a prova de impacto, então por mais que o medicamento seja frágil, como em frascos de vidro, temos a segurança de que o sistema permite o envio sem danificar o material”, conta o farmacêutico.

Cápsula utilizada no Correio Pneumático para envio de medicamento

Atualmente são 19 estações de correio pneumático com 40 cápsulas disponíveis. O sistema é monitorado por software que acompanha a localização do material. Os setores que mais acionaram a tecnologia foram a Quimioterapia, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Internação Breve (UIB).

HUC

O Hospital Universitário do Ceará (HUC) é um dos maiores hospitais públicos do país. A unidade presta serviços de assistência terciária, com atendimento a casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais públicos da Região de Saúde de Fortaleza e aos hospitais regionais do Estado. O HUC está sendo implantado por etapas e nesta primeira fase oferece serviços em cinco especialidades: Cirurgia Vascular, Oncologia (Clínica e Cirúrgica), Hematologia, Urologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Os pacientes são encaminhados pela Central de Regulação do Estado. Os pacientes recebem assistência ambulatorial e realizam exames de imagens como: ressonância magnética, tomografia computadorizada, hemodinâmicas, ultrassom, ecocardiograma e eletrocardiograma e cintilografia.

Ao final da implantação, o HUC terá 832 leitos: 652 leitos e mais 180 leitos complementares. A população contará com serviços em mais de 30 especialidades no novo hospital.