Seduc realiza formação em Inovação e Cultura Maker no Centro de Educação a Distância
14 de maio de 2025 - 16:13 #AGI #Coded/CED #Cultura Maker #FormaCE #inovação #LabCrie #SEDUC #Sefor
Ascom Seduc - Texto
A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), receberá, nos dias 15 e 16 de maio, profissionais da educação de todo o estado do Ceará, técnicos das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), Superintendência das Escolas de Fortaleza (Sefor) e do Centro de Formação e Desenvolvimento para Profissionais da Educação (FormaCE) para participarem das formações dos Agentes de Gestão da Inovação Educacional (AGI) e do Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie).
Os encontros formativos acontecerão no Centro de Educação a Distância (CED), no município de Sobral, equipamento inaugurado há 10 anos. No local funciona, atualmente, a Coded/CED, uma coordenadoria que tem como missão principal desenvolver, implementar e acompanhar a formação continuada dos professores da rede pública estadual de ensino, por meio das modalidades presencial, semipresencial, híbrida e a distância, além de ofertar cursos de aperfeiçoamento complementar para estudantes.
A programação do dia 15 contará com a parceria da Google for Education, por meio da GetEdu, na realização do Google Day, um evento promovido pela Google com foco especial no setor educativo. Esse evento é realizado em várias regiões do Brasil e tem como objetivo apresentar e formar educadores e profissionais da educação sobre as ferramentas do Google Workspace for Education. Dentre as atividades esperadas para a ocasião, destacam-se a realização de workshops práticos, palestras motivacionais e painéis de boas práticas.
Educação Híbrida
Já no dia 16, as atividades serão direcionadas ao estudo de documentos importantes voltados à Educação Híbrida, como o Plano de Educação Digital e Inovação Pedagógica e a BNCC Computação, com vistas à análise, discussão e estabelecimento de propostas pelo público-alvo, na direção de contribuir coletivamente para a construção do documento. Na ocasião, também serão realizadas oficinas temáticas de recomposição e fortalecimento das aprendizagens, com o uso das tecnologias e recursos educacionais digitais produzidos para dar apoio didático-pedagógico.
A presença de profissionais de todo o estado demonstra o compromisso da Seduc com a inovação pedagógica da educação pública, promovendo uma cultura que busque combater as desigualdades educacionais de aprendizagem e a inclusão nos seus variados tipos (social, digital, cultural, dentre outros), primando pela qualidade do ensino, premissas centrais das formações continuadas de professores, na tentativa de garantir a formação integral dos estudantes.
Modernização da educação
A partir de 2021, a Coded/CED passou a ter como competência central o apoio à inovação e à modernização do processo de ensino-aprendizagem, fomentado pela formação docente ofertada, sistematicamente, à rede de escolas públicas estaduais, com o apoio das Credes/Sefor e das escolas públicas municipais, por meio do regime de colaboração.
Com isso, a Coded/CED recebe um ambiente voltado à promoção dessa perspectiva, destinado à produção de conteúdos e recursos educacionais digitais para estudantes e professores, chamado Núcleo de Inovação, que compõe a Rede de Inovação da Educação Híbrida (RIEH), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa integrar educadores, gestores e técnicos, com o objetivo de repensar e implementar a Educação Híbrida nas redes públicas de ensino.
A Coded/CED também conta com outros ambientes de aprendizagem e de formação continuada, com vistas a potencializar inovações educacionais, especialmente nas práticas pedagógicas docentes, como o Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie), que tem como intuito desenvolver uma gama de possibilidades e aplicar metodologias diversas para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem na rede estadual de ensino.
Outra iniciativa que contribui para o processo formativo, atuando diretamente nas Crede/Sefor e escolas, juntamente com professores e gestores, é o Agente de Gestão da Inovação Educacional (AGI), por meio da qual a Seduc visa promover a cultura digital e a inovação pedagógica nas escolas da rede pública estadual, estimulando metodologias ativas, cultura maker, educomunicação, robótica e tecnologias digitais. O AGI funciona, assim, como um catalisador de práticas modernas para o ensino. No Ceará, essa ferramenta encontra-se disponível no CED, órgão também responsável pela disseminação de suas premissas e pela formação de seus multiplicadores.