Semana de Programação da Casa de Saberes Cego Aderaldo celebra a arte, o saber e o cinema no Sertão Central

14 de maio de 2025 - 11:08 # # # #

Pedro Matheus - Ascom Casa de Saberes - texto e fotos

A Casa de Saberes Cego Aderaldo, espaço cultural de referência em Quixadá, está com uma programação vibrante e plural que celebra a arte, o saber tradicional e a força da linguagem cinematográfica.

Até o dia 16 de maio, o equipamento integra a programação nacional da 23ª Semana Nacional de Museus, com a Visita Mediada à exposição: Sertão Monumental: Valorização do Patrimônio Cultural e Natural. Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, a Semana é promovida pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus,que propõe reflexões sobre memória, identidade, juventude, tecnologia e o papel dos museus na transformação social.

A agenda começa no dia 15 de maio, com a oficina “Fotografia Documental pelo olhar da criança”, ministrada pelo fotógrafo Emannuel Vitoriano. A atividade, gratuita e voltada ao público infantojuvenil, acontece das 7h30 às 11h30 no Colégio Sagrado Coração de Jesus, oferecendo uma experiência sensível e criativa sobre como as crianças percebem e registram o mundo ao seu redor.

No dia 16 de maio, pela manhã (das 8h às 12h), será realizada a Vivência Raízes Vivas: Saberes com o Mestre Dim Brinquedim e o artesão Iris Pinheiro, no Museu Riacho do Sangue, localizado em Solonópole/CE. Um encontro especial entre o saber popular, a oralidade e o fazer manual, conectando gerações através da cultura viva e das histórias que moldam a identidade sertaneja.Essa ação tem apoio da Prefeitura de Solonópole, através da Secretaria da Cultura e Turismo.

Ainda no dia 16, das 17h às 21h, o Auditório da Casa de Saberes recebe mais uma edição do tradicional Encontro de Leitores, uma ação que integra o Encontro de Leitores do Sertão Central (ELSC), evento que há quase uma década vem fortalecendo o cenário literário cearense.

Idealizado em 2015 por Elileudo Júnior e Elizonara Gomes, o ELSC conquistou o público desde sua primeira edição e, atualmente, é o segundo maior evento literário do Ceará, ficando atrás apenas da Bienal Internacional do Livro do Estado. Sob nova coordenação desde 2016, com a escritora e produtora cultural Kinaya Black (Gisele Sousa Santos) à frente, o encontro ganhou amplitude e reconhecimento, reunindo autores de diferentes regiões e ultrapassando 550 participantes nas últimas edições.

Mais que um evento literário, o ELSC é um palco de trocas, afetos e resistência cultural, onde leitores, escritores, artistas, educadores e empreendedores locais constroem juntos uma rede viva de saberes e criatividade. A programação é totalmente gratuita e aberta ao público, reafirmando o compromisso da Casa de Saberes Cego Aderaldo com o acesso democrático à cultura e ao conhecimento.

Casa de Saberes Cego Aderaldo

É um espaço do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Localizado em Quixadá, o equipamento é dedicado à valorização e difusão das manifestações artísticas e culturais do Sertão Central, promovendo ações que dialogam com a memória, a diversidade e a ancestralidade. Por meio de projetos educativos, exposições, oficinas, shows e eventos culturais, a Casa atua como um espaço de encontro, aprendizado e celebração das expressões populares, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural da região e a formação de novos agentes culturais.

Serviço

Programação da Casa de Saberes Cego Aderaldo
13 a 16 de maio de 2025 (terça a sexta-feira)
Visita Mediada à exposição: Sertão Monumental: Valorização do Patrimônio Cultural e Natural.
Horário: 08h às 12h e 14h às 18h
Local: Salas expositivas da Casa de Saberes Cego Aderaldo

15 de maio (quinta-feira)
Oficina: Fotografia Documental pelo olhar da criança com Emannuel Vitoriano
Horário: 7h30 às 11h30
Local: Colégio Sagrado Coração de Jesus
Gratuito

16 de maio (sexta-feira)
Vivência Raízes Vivas: Saberes com o Mestre Dim Brinquedim e artesão Iris Pinheiro.
Horário: manhã (8h às 12h)
Local: Museus Riacho do Sangue – Iris Pinheiro – Solonópole/CE
Gratuito

16 de maio (sexta-feira)
Encontro de Leitores
Horário: 17h às 21h
Local: Auditório da Casa de Saberes Cego Aderaldo
Gratuito