Arena Castelão recebe primeira visita da FIFA após Fortaleza ser escolhida cidade-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027™️

15 de maio de 2025 - 16:23 # # # # #

Mona Lisa Mazza - Ascom Sesporte - Texto
Sílvio Júnior - Foto

A Arena Castelão, maior equipamento esportivo do Governo do Ceará, recebeu, nesta quinta-feira (15), uma comitiva da FIFA com 25 pessoas para vistoria de preparação para a Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027™️. Esta é a primeira vez que a organizadora da competição vem a Fortaleza após a cidade ter sido escolhida como uma das oito cidades-sede do evento.

Para o secretário do Esporte do Ceará, Rogério Pinheiro, a Arena Castelão está alinhando com a FIFA a disponibilidade de todas as estruturas do estádio para receber a Copa. Pinheiro salientou que a capital será a melhor sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA. “Estamos extremamente honrados em fazer parte desse grandioso evento mundial e estamos recebendo aqui a nossa segunda visita da equipe (da FIFA), justamente para fazer os ajustes necessários para a realização da Copa. Já estamos alinhando tudo com o intuito de utilizar o máximo possível das estruturas existentes do estado para que a gente possa entregar um evento com a grandiosidade que o público merece”, disse o gestor.

De acordo com Rogério Pinheiro, “o Ceará tem o objetivo de ser a melhor sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, onde o público que venha ao Brasil, ao Ceará e a Fortaleza, tenha a melhor experiência possível, seguindo a determinação do governador Elmano de Freitas, que também é um grande desportista”, concluiu.

Objetivos gerais

No primeiro momento, a chefe do departamento de Copa do Mundo Feminina da FIFA, Rhiannon Martin, realizou apresentação da equipe e falou dos objetivos gerais da visita e revisou o mapa geral do estádio. Em seguida foi realizado tour no estádio entre as equipes da FIFA direcionado por departamentos (competição e gramado, mídia e transmissão, ticketing, entrega de direitos de patrocinadores, infraestrutura e serviços técnicos, tecnologia, hospitalidade e convidados especiais, segurança e design do estádio).

De acordo com o secretário do Esporte e Lazer de Fortaleza, Anderson Pinheiro, a cidade, com o apoio da Prefeitura e do Estado, vai trabalhar ára que o evento seja realizado com maior conforto, agilidade e segurança para o público. “Vamos apoiar firmemente todas as decisões do Governo, fomentando, assim, o brilho da Copa do Mundo. Hoje, nós temos o (estádio) PV, que vai também estar sendo o centro de treinamento das seleções e nós vamos estar também adaptando”, afirmou.

Segunda missão

Para a Head de Competição e serviço às equipes da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027TM, Valesca Araújo, a segunda visita irá nortear os espaços que serão preparados para a competição. “Essa é a nossa segunda missão. A primeira foi anunciar as sedes e agora é entender o potencial do estádio. Ele já entrou numa candidatura lá atrás, por já nos atender basicamente e, agora, é aquele detalhe, aquele cuidado de como a gente preparar esse espaço da melhor forma possível para chegar ao alcance de Fortaleza brilhar como uma das melhores sedes. Então, é o potencial que o estádio tem, as estruturas adjacentes tem para atender de melhor forma todos os clientes”, comentou a representante da FIFA.

Para que Fortaleza seja escolhida para o jogo de abertura, como é o desejo dos gestores locais, a Head falou que é necessário alguns pontos e critérios. “A gente começa pelo número de assentos, mas ela vai como um efeito cascata aumentando também as necessidades. Primeiro, esse dia lindo, esse sol, esse clima que tem aqui. Agora, tem muito trabalho pela frente. O envolvimento e o comprometimento que a gente já sentiu desde a primeira visita, essa parceria de Governo e Prefeitura, é imprescindível para a gente, porque vocês conhecem, vocês sabem, vocês estão aqui todos os dias, vocês que vão fazer essa Copa do Mundo acontecer”, acrescentou.