Edital para construção do Hospital Regional do Centro-Sul, em Iguatu, será lançado no dia 26 de maio

15 de maio de 2025 - 15:42 # # # #

Airton Lima Jr - Ascom SOP - texto

O edital para definir a empresa que será responsável por construir o Hospital Regional do Centro-Sul (HRCS), no município de Iguatu, será publicado no próximo dia 26 de maio. O processo licitatório, na modalidade Concorrência Eletrônica Integrada, terá as propostas abertas no dia 22 de agosto.

O Hospital Regional terá um perfil para atendimentos de média e alta complexidade, alcançando, principalmente, os 17 municípios que estão no Centro-Sul / Vale do Salgado. A construção da unidade faz parte da política de regionalização da assistência da Saúde do Ceará, que tem o objetivo de garantir que os pacientes sejam atendidos mais perto de casa, evitando longos deslocamentos.

A previsão é que a unidade, que fará parte da rede da Secretaria da Saúde do Ceará, tenha 240 leitos e realize serviços em diferentes especialidades, incluindo Obstetrícia, Cardiovascular, Traumatologia e Oncologia.

“Esse é um momento muito feliz. Estamos dando mais um passo para a construção do Hospital Regional do Centro-Sul. Em breve, teremos a publicação do edital da licitação para a construção do hospital. A empresa escolhida será conhecida no dia 22 de agosto deste ano, para que já em seguida possamos começar a obra e iniciar a construir esse sonho para todo o povo do Ceará, em especial para a região Centro-Sul”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Uma vez definida a empresa ganhadora da licitação, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) é quem vai acompanhar a elaboração dos projetos executivos e fiscalizar a execução da obra, orçada em R$ 355,6 milhões.

O Hospital Regional do Centro-Sul (HRCS) será construído em uma área de 54 mil m², ao lado do prédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na Avenida do Contorno de Iguatu, numa localização que visa facilitar também o acesso da população dos municípios vizinhos.

“Esse equipamento atenderá a população de 17 municípios, ou seja, quase 500 mil habitantes, 500 mil cearenses serão contemplados com esse equipamento. Teremos atendimento de obstetrícia de alto risco, UTI adulto, UTI pediátrica, teremos atendimento na clínica médica, clínica cirúrgica, traumato-ortopedia, tratamento de câncer. Portanto, sanando os grandes vazios assistenciais da região e evitando com isso que a população se desloque para outros locais para realizar seus tratamentos”, informa a titular da Sesa, Tânia Mara Coelho.

Regionalização

Com quatro hospitais regionais em funcionamento e com o Hospital Universitário do Ceará inaugurado há dois meses, o Governo do Estado prevê ampliar a rede de unidades de alta complexidade com mais três hospitais regionais. São as unidades de Crateús, Baturité e Iguatu.

Enquanto as obras do Hospital Regional do Sertão dos Crateús já estão em andamento, a concorrência eletrônica para contratação integrada para construção do Hospital Regional do Maciço de Baturité terá as propostas abertas no dia 24 de junho.