Jucec celebra 149 anos de história e inovação no registro empresarial cearense
15 de maio de 2025 - 10:12 ##Jucec #SDE #DesenvolvimentoEconômico
Texto e fotos: Ascom Jucec
A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) celebra, neste mês de maio, 149 anos de história e compromisso com o registro empresarial cearense. A Autarquia, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico Estadual (SDE), tem intensificado seus esforços para oferecer serviços ágeis à população, com foco na simplificação e na inovação.
O presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, destaca a continuidade de ações relacionadas à inovação e melhoria do cenário empresarial cearense. “O objetivo da Jucec é tornar o ambiente de negócios mais simples, seguro e eficiente para os cearenses. Os 149 anos da autarquia são uma celebração do passado, mas principalmente um impulso para o futuro”, afirma.
Ao longo de sua trajetória, a Jucec tem se destacado pela oferta de serviços inovadores, como o Programa Empresa + Simples, que permite a abertura de empresas em até cinco minutos, utilizando tecnologia avançada, reduzindo significativamente o tempo e a burocracia associados ao registro empresarial. Ao todo, 34 municípios cearenses já estão integrados ao programa, garantindo agilidade e modernização para o estado.
Além disso, a Jucec foi pioneira ao disponibilizar a abertura de empresas via WhatsApp, por meio do programa “Empresa Mais Simples: Abre no Zap”. Essa ferramenta oferece um canal acessível e gratuito para formalização de negócios, reforçando o compromisso com a desburocratização e acessibilidade.
Em 2024, a Jucec também disponibilizou a Análise Preliminar, que permite o envio de processo sem as assinaturas, sendo necessário coletá-las apenas após a análise dos documentos, com o processo já aprovado. Com essa evolução, a Autarquia facilitou a fase de assinaturas, auxiliando contadores e empreendedores. Além disso, disponibilizou a Assinatura Qualificada, que possibilita ao cidadão assinar documentos com certificado digital, sem a obrigatoriedade de possuir conta Gov.br.
Outra novidade foi a implementação do fluxo rápido, que engloba todo o fluxo de abertura de empresa em um só ambiente, com linguagem mais simples e acessível. A formalização ocorre de forma automática e simplificada, permitindo que o empreendedor obtenha o CNPJ, a inscrição estadual ou municipal, e o alvará em poucos minutos.
Pensando em simplificar os processos de registro para os agentes auxiliares, os serviços de matrícula, recadastramento e emissão de carteira profissional de leiloeiros e tradutores passaram a ser 100% digitais, realizadas no Portal de Serviços da Jucec. Outro marco significativo foi a disponibilização do pagamento do DAE (Documento de Arrecadação Estadual) por meio de Pix, tornando o processo mais rápido e eficiente, com todo o trâmite feito diretamente no Portal de Serviços, sem a necessidade de redirecionamento para o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz).
A segurança do registro empresarial sempre foi prioridade para a Jucec. A Autarquia implementou uma ferramenta no Portal de Serviços que proíbe a utilização de nomes que remetem a órgãos públicos ou instituições que possam induzir o cidadão ao erro no momento de registros de empresas. Além da segurança, a Jucec teve destaque também na diminuição do tempo de registro de negócio, de acordo com os dados, em janeiro de 2025, o tempo médio de abertura de uma empresa foi de apenas 38 minutos.
Com todas essas inovações, a Jucec reafirma seu compromisso com a inovação, a transparência e o desenvolvimento econômico sustentável. Para os próximos anos, o foco continua sendo a melhoria dos serviços, a simplificação de processos e o uso de tecnologias que facilitem a vida de quem quer empreender no Ceará.