Sefaz-CE recebe visita técnica da Secretaria da Economia de Goiás

15 de maio de 2025 - 15:26 # # # #

Cássio Vasconcelos - Ascom Sefaz - Texto
Bárbara Barbosa - Foto

Com foco nos projetos estratégicos do Fisco cearense, encontro destaca as soluções empreendidas pela pasta

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) recebeu, entre os dias 13 e 14 de maio, equipes da Secretaria da Economia de Goiás para visita técnica. Com o objetivo de compartilhar soluções, destacando as estratégias adotadas pelo Fisco cearense, os encontros contemplaram projetos da Receita, Tecnologia da Informação (TI) e reforma tributária.

A secretária executiva da Receita, Liana Machado, destacou que os resultados conquistados pela Fazenda do Ceará envolveram investir em mudanças tecnológicas e organizacionais. “Estamos trabalhando várias coisas com inteligência artificial, análise de dados. Temos obtido bons resultados […] A gestão precisa acreditar no projeto, precisa ter esse envolvimento, porque, no primeiro plano, envolve uma mudança de cultura”, pontuou a secretária executiva.

Pautas do encontro

O primeiro dia da visita concentrou-se em temas ligados à Receita Estadual, incluindo apresentações sobre o programa  de conformidade tributária da Sefaz-CE, o Contribuinte Pai d’Égua, e o Simples Nacional. Em seguida, os encontros trataram sobre questões ligadas à fiscalização, como monitoramento, malha fiscal e trânsito de mercadorias. Houve ainda um momento dedicado ao projeto IBS Ceará, responsável pelas ações focadas na transição da reforma tributária.

No segundo dia da visita, o destaque foi para as tecnologias e métodos integrados de atendimento ao contribuinte, com o projeto Atendimento Ágil. Além disso, houve também apresentações que trataram sobre a infraestrutura de TI da Sefaz-CE e sobre os procedimentos e normas aplicados nos autos de infração.

O orientador da Célula de Atendimento, Wilton Bessa, comentou sobre os planos de incrementar ainda mais as tecnologias de atendimento do Fisco cearense. “Recentemente, o RH (recursos humanos) também iniciou um trabalho para utilizar a plataforma do Atendimento Ágil para o atendimento interno da Sefaz. O Atendimento Ágil está se expandindo, estando presente nas três secretarias executivas. A perspectiva desse processo é se fortalecer, pois, essencialmente no serviço público, tudo se inicia por meio do atendimento, seja para receber informações e orientações, seja para receber um serviço”, destacou o gestor.