Casa de Cuidados do Ceará reconhece trabalho de profissionais por meio de premiação simbólica

16 de maio de 2025 - 14:16 # # #

Márcia Catunda - Ascom CCC - texto
Márcia Catunda e Divulgação - fotos

O apoio de um cuidador em uma unidade de saúde é de suma importância para melhor evolução no tratamento do paciente, sendo um grande parceiro da equipe multidisciplinar na reabilitação de pacientes. Atualmente, 66 pessoas desempenham a função na Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de desospitalização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Com o intuito de homenagear e reconhecer o trabalho desses profissionais, a unidade criou o projeto “Cuidador Nota 10” para aqueles que realizam um trabalho de excelência na unidade. Os critérios de avaliação são a participação do cuidador em treinamentos, a cooperação com a equipe de saúde, a organização do leito e a atenção aos pertences. Os selecionados receberam uma medalha simbólica como forma de reconhecimento e gratidão.

“Essa iniciativa surgiu a partir de reuniões da gestão e do cuidador, de reunião direta entre a gestão e os usuários e também da escuta de demandas da equipe assistencial da unidade. Nosso objetivo é promover uma alta segura do paciente e otimização dos leitos, para o paciente poder dar continuidade ao tratamento em casa e em segurança. Perguntamos aos profissionais o que é um ‘cuidador nota 10’ na visão deles e traçamos um perfil”, explica a gerente da CCC, Ítala Oliveira.

Cuidadora recebe medalha das mãos da diretora da CCC, Ursula Wille Campos

A CCC possui três perfis de cuidadores: o familiar, que tem algum parentesco com o paciente; o voluntário, que é um amigo ou conhecido da família que se propõe a ajudar de forma solidária; e o contratado, que não tem laços familiares nem de amizade prévia, mas é designado pela família a assumir a função (com remuneração), quando há confiança.

A cuidadora Fernanda Costa, 51, foi uma das agraciadas pela medalha. “Vejo essa medalha como um símbolo de amor, tem um grande significado para mim, pois é gratificante receber esse reconhecimento por meio de profissionais que eu tanto admiro”, disse.

A Casa de Cuidados também oferece treinamentos aos cuidadores que atuam nas dependências da unidade e ministrados pela equipe assistencial. Os profissionais são treinados com a administração de medicamentos via oral, prevenção de lesão por pressão, cuidados preventivos com sondas e traqueóstomos e sobre como administrar uma dieta de forma segura, além de informações sobre a utilização de curativos.

A Casa de Cuidados conta com mais de 60 cuidadores, atualmente

Além disso, a CCC também promove o “Curso de Cuidadores”, uma capacitação que tem o intuito de preparar o cuidador para lidar com situações inerentes ao paciente acamado e evitar uma reinternação hospitalar.

Atualmente, a Casa oferece 130 leitos e as principais demandas de atendimento são a desospitalização para reabilitação e cuidados de pacientes com doenças neurodegenerativas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), trauma ou encefalopatia hipóxico-isquêmica. Outro foco na linha de assistência envolve cuidados paliativos para pacientes com doenças avançadas que necessitam da assistência e de cuidados especiais da equipe multidisciplinar no momento da alta hospitalar.