Casa do Cidadão Benfica inaugura sala sensorial para atender pessoas autistas e neurodivergentes
16 de maio de 2025 - 15:22 #autistas #casa do cidadão #neurodivergentes #sala sensorial
Carolina Parente - Ascom SPS - Texto
Claudio Rocha - Fotos
A Casa do Cidadão do Shopping Benfica agora conta com uma Sala Sensorial voltada ao acolhimento de pessoas com autismo e deficiências ocultas. Inaugurado nesta quarta-feira (14), o espaço é o primeiro do tipo entre as Casas do Cidadão e foi criado para oferecer estímulos controlados, ajudando na regulação emocional, especialmente durante atendimentos que podem gerar estresse ou ansiedade.
Com a inauguração, o Ceará passa a contar com três salas sensoriais funcionando em equipamentos da Secretaria da Proteção Social (SPS). As outras duas salas foram instaladas nos Vapt Vupt Antônio Bezerra e Messejana. Segundo a vice-governadora e titular da SPS, Jade Romero, o objetivo é garantir cidadania com dignidade.
“O nosso objetivo é que a gente possa ter cada vez mais acolhimento, inclusão, compreensão e espaço adequado para acolher pessoas neurodivergentes, que precisam se sentir incluídas e saber que vão chegar no equipamento e vão ter todo o suporte para garantir a cidadania”, afirmou. Ela adiantou ainda que uma nova sala já está em fase final de implantação na unidade do Shopping RioMar Kennedy.
O supervisor da Casa do Cidadão Benfica, Felipe Menezes, destacou que o novo espaço representa um avanço no acolhimento. “É muito satisfatório ter um espaço como esse para poder acolher, tornar o atendimento mais humanizado, mais próximo dessas crianças. Muitas vezes a família não sabe como acalmar ou não tem um local adequado e, agora, com essa sala, a gente vai conseguir acolher melhor, tornando o atendimento muito mais satisfatório, não só para a criança, mas para a família também”, afirmou.
Presente na inauguração, Luciana Leite dos Anjos, mãe da pequena Sofia, comemorou a novidade. “Antes, quando eu vinha com ela, não tinha espaço. Agora tem. Achei muito bacana”, afirmou. Ela destacou a importância do ambiente para o bem-estar das famílias. “Enquanto a gente está resolvendo alguma coisa para as nossas crianças, nós mães atípicas ficamos mais tranquilas, porque a criança está aqui brincando”, contou.
Luciana relatou que a filha interagiu logo ao chegar. “A Sofia já chegou interagindo, está brincando muito. Eu me sinto bem confortável”, disse. Para ela, é essencial que mais locais contem com espaços como esse. “Nós precisamos muito disso, tanto para cuidar quanto para poder trabalhar. Já passei por situações em que fui buscar atendimento e o local tinha muitos estímulos, e ela não se sentia bem”, relatou. “Agora, com esse espaço, ela fica mais acolhida”.
Casa do Cidadão
A Casa do Cidadão Benfica integra a rede estadual composta por oito unidades: seis em Fortaleza (Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, Centro, Benfica, Iguatemi e RioMar Kennedy), uma em Maracanaú e outra em Barbalha.
Entre janeiro e abril deste ano, a rede realizou 235.065 atendimentos, com a emissão de 63.257 documentos — incluindo 36.209 Carteiras de Identidade Nacional (CIN). Somente no Benfica, foram mais de 42.500 atendimentos e 7.800 documentos emitidos no período.