2ª Semana Beata Maria de Araujo é destaque na programação do Complexo Ambiental Caminhos do Horto
20 de maio de 2025 - 12:08 #Cariri #idm #Sema
Ascom IDM - Texto e Fotos
A fé e a religiosidade são tradições que moldam e são moldadas pelas práticas culturais de uma comunidade. No Cariri cearense, a história de Beata Maria de Araújo exemplifica esse impacto. Protagonista do milagre da hóstia, Beata Maria atraiu devotos e contribuiu para o fortalecimento da identidade religiosa na região. Para celebrar sua memória, o Complexo Ambiental Caminhos do Horto, equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema Ceará) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), com apoio do Movimento Pró-memória da Beata Maria de Araújo, realizará uma série de atividades gratuitas dentro da 2ª Semana Beata Maria de Araújo, entre os dias 21 e 25 de maio.
A programação do evento integra momentos de formação, fruição, reflexão e celebração, por meio de espetáculo, roda de conversa, apresentação musical, literatura, expressões da cultura da tradição popular, além de uma mostra expositiva de figurinos criados em referência à história de vida e milagre da Beata Maria de Araújo. Também haverá o tradicional “parabéns”, distribuição do bolo e partilha de comidas preparadas coletivamente, reafirmando o alimento como expressão de afeto, memória e resistência.
As atividades iniciam na quarta-feira (21/05) com a abertura da Expo Beata, das 9h às 17h. A exposição propõe uma imersão visual na força simbólica da Beata, tendo como base figurinos inspirados em sua jornada de fé e resistência. As roupas foram criadas pelo artista e figurinista Arthur Leovegildo, com orientação de Cleo do Vale. A intenção da criação é materializar os imaginários coletivos a respeito da Beata, revelando o poder da arte com linguagem de reinterpretação. A exposição fica disponível para visitação na Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto, estação inferior que dá acesso ao teleférico, até o domingo (25/05).
Na mesma data (21/05), haverá uma roda de conversa intitulada “Beata Maria de Araújo: memória, fé e justiça”, na Escola Sebastião Teixeira Lima, na comunidade do Horto, das 16h às 18h. O encontro convida a comunidade para uma escuta sobre a força feminina e negra de Maria de Araújo, silenciada por séculos e hoje reivindicada como símbolo de fé, resistência e ancestralidade. A ação é aberta ao público e reunirá nomes que lutam pelo reconhecimento da Beata como figura histórica e espiritual do Cariri. Com mediação de Maria das Dores (Dorinha), a roda terá a presença da representante do Movimento Popular Pró-Beata, Dona Mazé, e da guardiã de rezas e cânticos tradicionais, Dona Dorinha dos Benditos, aproximando lideranças populares, estudantes e devotos em torno do legado da mulher que marcou a história de Juazeiro do Norte.
Na quinta-feira (22/05), a Escola Alaíde Silva Santos recebe o espetáculo “Maria de Araújo e o Milagre de Juazeiro do Norte”, com Rafa Moraes, às 19h. Com o intuito de expandir o acesso ao teatro popular e a valorização da história de mulheres silenciadas, a peça apresenta uma leitura cênica, sensível e crítica da vida da Beata Maria de Araújo, entre o sagrado e o político, questionando o papel da mulher negra no imaginário coletivo do Cariri.
Encerrando a programação da 2ª Semana Beata Maria de Araújo, no sábado (24/05), o CAC Horto faz parceria com a iniciativa do Movimento Pró Beata na celebração pública e comunitária que acontecerá na Praça Beata Maria de Araújo, das 16h às 20h. A parceria resultou na realização do Caminhos Culturais do mês de maio, com o tema “Semente, Partilha e Colheita”, reunindo arte, memória e espiritualidade.
A programação inicia às 16h com a “Chegança e falas institucionais”, abrindo o espaço para a escuta e valorização das vozes que constroem a luta pela memória da Beata. Às 17h, a artista Sol Maria se apresenta, intercalando sua performance musical com declamações do projeto IX Poemas para Maria e com o lançamento do cordel “A Mártir do Joazeiro”, de Mauro Matos — obras que reafirmam a força poética e política da história da Beata. Às 18h, o Reisado Beata Maria de Araújo toma a praça com sua dança ritual. O momento culmina às 18h30 com os parabéns e a partilha dos alimentos, simbolizando o alimento como afeto, celebração e justiça, bem como a colheita como resultado do que foi semeado em comunidade.
Beata Maria de Araújo
Maria Magdalena do Espírito Santo de Araújo, conhecida como Beata Maria de Araújo, foi protagonista do “milagre da hóstia”, que sangrou em sua boca, ao receber a comunhão dada por Padre Cícero em 1° de março de 1889.
Nascida no povoado de Joaseiro, Maria de Araújo foi uma mulher negra, sertaneja e analfabeta. Sua data de nascimento ainda é uma incógnita para os pesquisadores.
Destaca-se que o milagre da hóstia foi o que motivou as romarias a Juazeiro do Norte e, consequentemente, a base da emancipação política e crescimento econômico do município.
Sua morte ocorreu em 17 de janeiro de 1914. O Padre Cícero teria mandado sepultá-la dentro da Capela do Socorro, mas, em 22 de outubro de 1930, o túmulo foi violado e completamente destruído.
Atualmente, há um túmulo simbólico da Beata para que os devotos possam prestar homenagens. No entanto, seus restos mortais foram roubados e até hoje não se sabe o que aconteceu com o corpo de Maria de Araújo.
Complexo Ambiental Caminhos do Horto
O Complexo Ambiental Caminhos do Horto é um equipamento do Governo do Ceará, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). É formado por uma grande rede que envolve Educação Ambiental, Cultura e Turismo devocional como alicerces da preservação e desenvolvimento. Por meio do teleférico, aproveita-se o passeio para desfrutar das belezas da paisagem e da fé no Padre Cícero, uma oportunidade para visualizar o cenário em que se desenvolveu a história do “Padim”. As ações em Cultura e Meio Ambiente são elos complementares que reforçam o turismo sustentável, o pertencimento, o patrimônio e o desenvolvimento social.
Programação
21 a 25 de maio (quarta-feira a domingo): Expo Beata
Horário: 9h às 17h
Local: Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto, estação inferior que dá acesso ao Teleférico
21 de maio (quarta-feira)
Roda de Conversa “Beata Maria de Araújo: memória, fé e justiça”, com Maria das Dores (Dorinha)
Horário: 16h
Local: Escola Sebastião Teixeira Lima- Comunidade do Horto
22 de maio (quinta-feira)
Espetáculo “Maria de Araújo e o Milagre de Juazeiro do Norte”, com Rafa Moraes
Horário: 19h
Local: Escola Alaíde Silva Santos- Salgadinho, Juazeiro do Norte
*Chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência
24 de maio (sábado)
Local: Praça Beata Maria de Araújo, em frente a Igreja Matriz
16h – Chegança e Falas Institucionais
17h – Apresentação de Sol Maria intercalada com Declamações de Poemas da IX Poemas para Maria e do Cordel “A Martin do Joazeiro”
18h – Apresentação do Reisado Beata Maria de Araújo
18h30 – Parabéns e Partilha dos alimentos