Após 11 anos, vítima resgatada pela Ciopaer/SSPDS se emociona em reencontro
20 de maio de 2025 - 08:26 #Ciopaer #Reencontro #resgate #SSPDS
Ascom SSPDS - texto e foto
Durante a exposição de fotos históricas e equipamentos operacionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) no Shopping RioMar Kennedy, realizada entre os dias 16 a 18 de maio, a fonoaudióloga Clara Renata Pessoa, 11 anos após viver um momento difícil, reencontrou a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que marcou sua história e salvou sua vida.
A exposição, que fez parte de uma das comemorações dos 190 anos da Polícia Militar do Ceará (PMCE), levou a aeronave Fênix 02 da Ciopaer para o evento.
Neta de militar, Clara Renata Pessoa, cresceu vendo seu avô, Francisco de Paula Pessoa, vestir sua farda da PMCE todo orgulhoso, “sempre escutei dele o quanto os órgãos da segurança pública eram essenciais para a comunidade”, lembra a fonoaudióloga.
Na idade adulta, por ser da área da Saúde, Renata assistiu diversas reportagens e até chegou a presenciar algumas ações de resgate e operações para transporte de órgãos destinados a transplantes da Ciopaer. “Aquelas ações sempre me emocionaram. Porque ali, nelas eles estavam socorrendo e salvando o amor de alguém – de um pai, uma mãe, de um filho”, afirma emocionada.
No dia 31 de março de 2014, após uma colisão frontal na avenida Senador Carlos Jereissati, no bairro Jardim das Oliveiras, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza, Renata foi socorrida em estado grave por uma equipe da Ciopaer.
O reencontro simbólico aconteceu durante a celebração dos 190 anos da Polícia Militar do Ceará (PMCE), na exposição em que a aeronave Fênix 02 da Ciopaer estava presente, “lembrar desse momento, 11 anos depois, me fez entender o orgulho que meu avô sentia ao falar da instituição Polícia Militar do Ceará (PMCE). Do quanto a Ciopaer foi importante para mim e principalmente para minha família. E eu só tenho a agradecer por isso. Muito obrigada, de coração, em meu nome e de toda minha família”, finaliza Renata.
Para o coordenador da Ciopaer, o coronel Marcus Costa, relatos como esse, enchem todos os que fazem parte da Ciopaer de contentamento. “Nessas quase três décadas de atuação, a Ciopaer Ceará em alguns instantes é brindada com reencontros como este, que são muito importantes para nós, pois dificilmente podemos estar frente a frente com personagens que fazem parte da nossa história de servir a sociedade cearense. E, por isso, ouvir depoimentos como este nos enchem – a todos os integrantes da Ciopaer – , de satisfação e nos trazem cada vez mais estímulo para seguirmos construindo essa história, voando para proteger e salvar, como bem retrata nosso slogan”, reitera.
>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.