Hospital Universitário do Ceará soma mais de 5 mil atendimentos realizados

21 de maio de 2025 - 14:55 #

Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos

Balanço foi divulgado pelo governador Elmano de Freitas durante bate-papo semanal nas redes sociais

O Hospital Universitário do Ceará (HUC), considerado um dos maiores hospitais públicos do país, ultrapassou a marca de cinco mil atendimentos desde sua inauguração, em março deste ano, em Fortaleza. O balanço foi divulgado pelo governador Elmano de Freitas nesta quarta-feira (21), durante mais uma edição do seu bate-papo semanal com os cearenses pelas redes sociais.

Do total registrado pelo HUC em dois meses de funcionamento, 645 foram pacientes de cirurgias. Além disso, mais de 3.400 atendimentos ambulatoriais foram realizados.

“Vamos ampliar cada vez mais os serviços do HUC. Pode ter certeza de que esse hospital, o maior da história do Ceará e um dos maiores do Brasil, terá excelência em qualidade, como o povo cearense merece”, destacou o governador Elmano de Freitas, ao responder a mensagem da cearense Katia Rodrigues, que relatou ter sido muito bem atendida na unidade.

Atendimentos

Inaugurado em 19 de março de 2025, o HUC está localizado no campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no bairro Itaperi. A unidade, que também atua como centro de ensino, pesquisa e extensão em saúde pública, tem foco na formação acadêmica de novos profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital oferece serviços especializados em cinco áreas: Cirurgia Vascular, Oncologia (Clínica e Cirúrgica), Hematologia, Urologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

O HUC também conta com um Centro de Imagem completo, equipado com tecnologia de ponta, incluindo ressonância magnética, tomografia computadorizada, hemodinâmica, ultrassonografia, ecocardiograma e eletrocardiograma.

Nesta primeira fase de funcionamento, estão em operação os setores de enfermarias (clínica e cirúrgica), leitos de UTI adulto, leitos da Unidade de Internação Breve (UIB), Sala Vermelha, leitos de Intercorrência (Centro de Quimioterapia), recuperação pós-anestésica e consultórios adultos no ambulatório, além das salas do centro cirúrgico geral.

Vacinação

Durante a live, o governador também reforçou que toda a população cearense a partir dos seis meses de idade já pode receber a vacina contra a gripe. Desde a última terça-feira (20), o imunizante está disponível nos postos de saúde e nas três unidades do Vapt Vupt do Governo do Ceará: Papicu, Messejana e Antônio Bezerra.

“É muito importante que você, que tem um avô, uma avó, um bisavô, garanta que eles recebam a vacina contra a gripe. Você está preservando a vida de uma pessoa muito querida da sua família”, concluiu o governador.

A vacinação contra influenza no Ceará começou em 31 de março, atendendo ao grupo prioritário – crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes – além de, desta vez, incluir profissionais dos Correios. A vacina contra a gripe integra o Calendário Nacional de Vacinação.