Queda nos índices de criminalidade é destaque na reunião do Consesp
21 de maio de 2025 - 14:57 #consesp #índices de criminalidade #queda #Reunião
Ascom SSPDS - Texto e Foto
A queda nos índices dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) esteve em pauta na reunião ordinária do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consesp) desta quarta-feira (21). O encontro, que aconteceu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), foi presidido pelo secretário executivo de Ações Integradas e Estratégias da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social da SSPDS, Sérgio Pereira dos Santos.
Conforme os dados divulgados na última semana, o estado do Ceará registrou uma queda de 18,3% nos CVLIs e de 26,8% nos CVPs no comparativo do último quadrimestre. Entre janeiro e abril de 2025, o estado registrou 931 mortes violentas, contra 1.139 ocorrências no primeiro quadrimestre do ano passado, ou seja, 208 casos a menos. Numericamente, este é o melhor resultado para um primeiro quadrimestre dos últimos sete anos em todo território cearense.
“É um resultado que nos deixa contentes: a meta era reduzirmos os CVLIs em 11% e superamos essa marca. Não dá para baixar a guarda, mas também entendemos esses números como um primeiro resultado do esforço das Forças de Segurança. Isso nos permite visualizar uma possível redução dos CVLIs no final do ano”, apresentou o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública da SSPDS (Supesp/ SSPDS), Nabupolasar Alves Feitosa, citando o programa de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp) do Governo do Ceará.
Além disso, ainda conforme os números apresentados por Nabupolassar, houve uma retração no número de CVLIs registrados para um mês de abril, de 36,9%. Foram registrados 202 CVLIs em todo estado em abril de 2025, ante as 320 ocorrências de abril de 2024. Neste caso, as quedas foram mais intensas nas regiões do Interior Norte (44%), com 42 CLVIs; e no Interior Sul (40%), com 36. “Esse é o melhor resultado percentual para um mês de abril dos últimos 49 meses aqui no estado”, celebrou.
Roubos, furtos e armas
O resultado é ainda mais promissor quando são avaliados o número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). A apresentação do superintendente da Supesp demonstrou que houve uma queda de 26,8% no índice de roubos. Nos quatro primeiros meses de 2025, foram registrados 9.520 ocorrências de roubos, frente aos 13.008 procedimentos registrados no mesmo período do ano passado. “Este foi o melhor resultado da série histórica, iniciada em 2015”, comparou Nabupolassar.
Quando considerados os números de furtos, o índice também sofreu queda, de -6,9%. Foram 1.329 furtos a menos, com 17.997 furtos registrados entre janeiro e abril de 2025 e 19.326 ocorrências de furtos computados entre janeiro e abril de 2024. Por último, houve uma variação positiva no número de armas de fogos apreendidas, de 6,2%. O primeiro quadrimestre de 2025 se encerrou com 2.338 armas apreendidas, ante as 2.201 do mesmo período do ano passado.
Membros do Consesp
Também participaram da reunião o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; a delegada-geral adjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Teresa Cruz; o subcomandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), o coronel Vandicles Sérgio de Oliveira Jr; o diretor de gestão acadêmica da Academia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp), Ciro de Assis Lacerda; e o coordenador de Inteligência da Coordenadoria Geral de Disciplina (CGD), Jacob Stevenson.
Ainda participaram os representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Roberto Viana; da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), Aldemar Monteiro de Sousa Neto; do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS), Maria José Damasceno; e da autoridade Portuária, José Firmino.