Semace capacita 53 municípios para controle e monitoramento florestal

21 de maio de 2025 - 15:40 # # #

Texto e fotos: Ascom Casa Civil

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou, entre os dias 14 e 16 de maio, na sede da Semace, em Fortaleza, um treinamento com a participação de 53 municípios cearenses aptos a exercerem o licenciamento ambiental. O evento capacitou profissionais sobre os sistemas SINAFLOR e SINAFLOR+, ferramentas essenciais para o controle e monitoramento de produtos e subprodutos florestais.

A iniciativa foi conduzida pela equipe da Coordenação de Monitoramento do Uso da Flora (Coflo) do Ibama-DF. Segundo o diretor florestal, Adirson Freitas, a iniciativa é um avanço estratégico para a gestão ambiental no Ceará. “O treinamento promovido pela Semace é um passo crucial para o fortalecimento da gestão florestal no Ceará. A participação de 53 municípios demonstra o engajamento e a necessidade latente de capacitação para o correto uso desses sistemas”, ressaltou.

Freitas acrescenta que ao aprimorar o conhecimento sobre as ferramentas de controle e monitoramento florestal, a Semace não apenas capacita profissionais, mas também desenvolve recursos mais eficientes para promover a sustentabilidade. “É um investimento direto na capacidade dos municípios de exercerem um licenciamento florestal mais robusto e eficaz”, destacou.

Adirson Freitas explica que o desmatamento de áreas licenciadas gera produtos florestais, como lenha, estaca, madeira e também subprodutos como frutos e folhagens. As ferramentas SINAFLOR e SINAFLOR+ gerenciam e controlam essas áreas além das licenças ambientais, pois os desmatamento realizados em áreas onde serão construídas edificações ou imóveis também precisam ser monitoradas. “Se tiver vegetação na área licenciada é necessário ter autorização para retirá-la.O Sistema SINAFLOR faz a análise técnica e para cada bioma existe uma regra específica”, esclarece.

O gerente da Semace, George Romeiro, também reforçou a relevância da capacitação. “Este treinamento é um marco importante para a Semace. A adesão maciça de 90 participantes dos municípios aptos a licenciar reforça a nossa parceria e o empenho coletivo em aprimorar o controle e o monitoramento das atividades florestais, em âmbito local. O SINAFLOR e o SINAFLOR+ são ferramentas cruciais para combater a ilegalidade e promover o uso sustentável dos nossos recursos florestais,” enfatizou Romeiro.

Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as funcionalidades e atualizações do SINAFLOR e do SINAFLOR+, softwares desenvolvidos para otimizar o fluxo de informações e fiscalização na cadeia produtiva florestal.