Polícia Militar do Ceará comemora 190 anos de trabalho pela segurança do cearense
22 de maio de 2025 - 21:40 #190 anos #PMCE #Polícia Militar do Ceará #segurança
Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Estácio Junior - Casa Civil - Fotos
Hoje, a PMCE conta com um efetivo de mais de 20.600 policiais na ativa distribuídos por todo o território cearense
Com a sua história marcada no dia a dia do povo cearense através da presença nas ruas e do número 190, o Governo do Ceará comemorou, nesta quinta-feira (22), os 190 anos da Polícia Militar do Ceará. A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas; do secretário da Segurança e Defesa Social, Roberto Sá; do comandante-geral, coronel Sinval Sampaio; e de outras autoridades.
O governador Elmano de Freitas parabenizou a PMCE pela longevidade e os serviços prestados à população cearense. “Hoje é o dia do povo cearense prestar essa homenagem à Polícia Militar, essa instituição feita por homens e mulheres que dedicam a vida para buscar paz, tranquilidade e segurança para o povo cearense. Hoje, temos que agradecer a todos que passaram pela Polícia Militar do Ceará e construíram essa história”, pontuou o governador.
O gestor estadual ainda complementou. “Continuaremos investindo muito para fazer uma Polícia Militar cada vez mais forte e o resultado disso será mais segurança, mais paz, mais tranquilidade para o povo cearense. Então, tenho a absoluta convicção que tudo que eu puder fazer para fortalecer a instituição PMCE, estarei fazendo um bem à sociedade cearense”, enfatizou Elmano.
Do início da gestão até o momento, foram realizados diversos investimentos na segurança pública, sendo grande parte direcionado a PMCE, como: a modernização e ampliação da sede do Comando-Geral da PMCE; entrega de 557 viaturas; inauguração de nove bases do CPRaio e centrais de videomonitoramento; reestruturação da Polícia Militar, que garante oito novos Comandos Regionais, 48 Batalhões e 134 Companhias. Também foi criado o Sistema de Metas, que gratifica policiais por melhoras nos índices de criminalidade.
Com o intuito de fortalecer ainda mais o efetivo militar, está em andamento um concurso com mil vagas para soldado da PMCE. De acordo com o governador, já são mais de 50 mil inscritos para o certame.
Reforço na área da segurança pública
Homenageado durante a cerimônia de 190 anos da Polícia Militar do Ceará, com a Medalha do Grande Mérito Policial Militar, uma das maiores honrarias da corporação, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destacou a felicidade pelo momento e a importância da PMCE para os resultados positivos que a área da segurança pública tem alcançado.
“Hoje é um dia que precisamos comemorar e reverenciar esses homens e mulheres, que procuram proteger a sociedade cearense arriscando a sua própria vida. Eles já fazem parte da história de cada cidadão cearense, fazendo a PMCE uma corporação tão respeitada”, comentou. “Procuramos valorizar, inclusive institucionalmente, esses homens e mulheres para que eles se sintam reconhecidos. Não podemos permitir que instituições da área de segurança sofram o fenômeno da invisibilidade, pois eles são essenciais no nosso dia a dia”, completou.
Roberto Sá ainda deu exemplo do impacto da PMCE no dia a dia do fortalecimento da segurança pública. “Conseguimos reduzir os CVLIs, nesse primeiro semestre, em 18,3%, nós também conseguimos reduzir os crimes patrimoniais em 26,8%. Isso não foi por acaso, esses homens e mulheres aumentaram as apreensões de armas de fogo, se comparar ao quadrimestre passado, em 6,2%. Aumentaram prisões em flagrante, condução de menores infratores, cumprindo mandado de prisão, aumentaram em 10,7%. E não foram qualquer presos, foram assassinos e faccionados de organizações criminosas. A prisão de homicidas e faccionados aumentou cerca de 37%. Quem está protegendo a nossa sociedade, no dia a dia, é a gloriosa Polícia Militar”, detalhou o secretário.
Com o policiamento ostensivo como a sua atividade fim, a PMCE está presente em todo o estado por meio das diversas unidades e subunidades operacionais, todas distribuídas de forma estratégica. Hoje a PMCE conta com um efetivo de 20.660 policiais na ativa.
O comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, emocionado com as comemorações e homenagens à instituição que ele chefia, destacou a simbologia dos 190 anos comemorados. “Hoje é um dia de festa, nossos 190 anos. Esse é um número simbólico para nós, porque toda vez que o cidadão precisa de um socorro, eles disca o 190. Eles buscam por nós nesse numero”, enfatizou.
O comandante-geral, que escreveu um poema que falou sobre “a luta diária, que falta não se acabar, que corre no fio da navalha, o policial militar”, afirmou que reconhece os desafios diários, mas a corporação permanece firme para proteger os cearenses. “Nós sabemos das dificuldades que enfrentamos, nós sabemos que o crime mudou, que ele se organizou, mas nós estamos prontos para continuarmos protegendo, diariamente, a população”, concluiu.