Programa Moto Segura: Moto roubada é recuperada e restituída ao proprietário na RMF

22 de maio de 2025 - 17:11 # #

Ascom SSPDS - Texto e Foto

Com essa, cinco motocicletas foram recuperadas e entregues pela iniciativa do Governo do Ceará

Por meio do programa Moto Segura, iniciativa do Governo do Ceará, uma motocicleta foi recuperada nesta quinta-feira (22), em Horizonte, na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25) do Estado. O veículo havia sido roubado durante a madrugada, no município de Pacajus (AIS 25).

Após receber informações via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), sobre o roubo, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) iniciou diligências na Região Metropolitana de Fortaleza. O trabalho resultou na localização do veículo, no bairro Planalto Horizonte.

Com a localização, que contou com apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) e sistema Agilis, os policiais militares apreenderam o veículo e o conduziram à Delegacia de Horizonte, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) da região, onde um procedimento foi lavrado e a motocicleta foi devolvida ao dono. Esta é a quinta moto roubada, recuperada e restituída pelo programa.

O Programa

O Programa Moto Segura é uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). Os veículos que tiverem queixa de furto ou roubo na Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) são recuperados e entregues aos proprietários.

Conforme o balanço do Detran-CE, entre 30 de setembro de 2024 e 22 de maio de 2025, 3.142 cadastros foram realizados. O cadastro no Moto Segura é realizado somente por meio do aplicativo Meu Detran. A instalação do rastreador é feita em seguida. A iniciativa faz parte do Programa Ceará contra o Crime, com a finalidade de desestimular o furto e o roubo de motocicletas no Estado.

Em caso de furto ou roubo de uma motocicleta cadastrada, o proprietário realiza a ligação para a Ciops da SSPDS, pelo número 190, e informa ao teleatendente o número do seu CPF e a senha feita no momento do cadastramento. A partir desse registro, a moto passa a ser rastreada por meio do Sistema Agilis, da Ciops/SSPDS. Com o rastreamento acontecendo, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizam a abordagem da motocicleta e, em seguida, a captura do suspeito que estiver com o veículo.