Dragão do Mar e Instituto Comunidade Africana no Brasil celebram a riqueza cultural da África com evento especial
23 de maio de 2025 - 13:19 #África Una #Dragão do Mar #Instituto Comunidade Africana no Brasil #programação
Ascom CDMAC - Texto
Ana Raquel - Foto
Programação em alusão ao Dia da África, comemorado em 25 de maio, recebe atividades educativas, culturais, artísticas e gastronômicas
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em conjunto com o Instituto Comunidade Africana no Brasil, celebram a diversidade e a ancestralidade negras com o evento “África Una: Riqueza, Cultura, Heróis e Líderes Africanos”. Com programação especial em alusão ao Dia da África, comemorado em 25 de maio, o evento ocorrerá durante o fim de semana dos dias 24 (sábado) e 25 (domingo), a partir das 14h, com entrada gratuita.
Mais que uma homenagem simbólica, a ação tem como propósito promover a cultura africana, fortalecer os laços entre as comunidades afrodescendentes e conscientizar a sociedade sobre a importância do continente africano na formação histórica e cultural do Brasil e do mundo.
A programação do evento reúne atividades educativas, culturais, artísticas e gastronômicas que celebram a diversidade das expressões africanas e afro-brasileiras. Os espaços do Teatro Dragão do Mar, Auditório e Espaço Mix receberão uma série de atrações voltadas à valorização da cultura africana.
Entre os destaques estão a Exposição Cultural, com roupas típicas, artefatos e artesanato, e a Mostra Gastronômica, com degustação de pratos tradicionais de diversos países africanos. Haverá oficinas de música e instrumentos africanos, além de uma oficina de turbantes e estética afro, abordando a simbologia e a valorização da identidade negra.
A programação inclui ainda contação de histórias africanas, um painel sobre a economia africana contemporânea, exibição de documentários sobre cultura e inovação, e uma roda de conversa sobre grandes líderes africanos. O encerramento será marcado por apresentações artísticas com dança, poesia, música ao vivo e um quiz cultural interativo.
“Eventos como o ‘África Una’ são fundamentais para a valorização da diversidade cultural e o reconhecimento das raízes africanas que tanto influenciam a identidade brasileira. Ao abrir espaço para expressões artísticas, saberes e tradições do continente africano, promovemos não apenas a celebração da ancestralidade negra, mas também o diálogo, o respeito e a educação para a equidade racial”, explica Fernando Pereira, vice-presidente do Instituto Comunidade Africana no Brasil.
Programação
*sujeita a alterações
24 de maio (Sábado)
14h às 15h30 – Abertura solene e apresentação musical africana | Auditório
14h às 21h – Exposição Cultural e Mostra Gastronômica | Espaço Mix
15h45 às 16h45 – Oficina de música e instrumentos africanos | Auditório
17h às 18h – Oficina de turbantes e estética afro | Teatro Dragão do Mar
17h às 18h30 – Exibição de filme africano (a confirmar) | Auditório
18h30 às 21h – Apresentações de danças africanas (Afrobeat, Kizomba etc.) | Teatro Dragão do Mar
25 de maio (Domingo)
14h às 21h – Exposição Cultural e Mostra Gastronômica | Espaço Mix
14h às 15h – Sessão de contação de histórias africanas | Auditório
15h15 às 16h15 – Painel: Economia africana contemporânea | Auditório
16h30 às 17h – Exibição de documentários sobre cultura e inovação | Auditório
17h15 às 18h15 – Roda de conversa sobre grandes líderes africanos | Auditório
18h às 21h – Encerramento cultural: Música, poesia, quiz e celebração final | Teatro Dragão do Mar
Acessos
Pela Av. Leste Oeste, próximo ao cruzamento entre a Monsenhor Tabosa e Dom Manuel, também conhecida como a entrada dos museus, e pela Av. Pessoa Anta, 374 (próxima à CAIXA Cultural Fortaleza).