Representantes do Governo do Ceará participam de reunião preparatória para a Cúpula Global para Alimentação Escolar, que ocorrerá em Fortaleza
27 de maio de 2025 - 13:09 #Ceará #Cúpula Global para Alimentação Escolar #Reunião preparatória
João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Foto
Evento, que será realizado em setembro deste ano, reunirá representantes de 109 países
Representantes do Governo do Estado, por meio da Casa Civil, da Secretaria da Educação (Seduc) e da Secretaria das Relações Internacionais (SRI), se reuniram, nesta terça-feira (27), com membros de diversas instituições estratégicas para debater o planejamento operacional e logístico para a segunda reunião da Cúpula Global de Coalizão para Alimentação Escolar, que acontecerá em Fortaleza, nos dias 18 e 19 de setembro de 2025, no Centro de Eventos do Ceará.
A reunião aconteceu em Fortaleza e serviu para que fossem debatidos temas ligados a diversos setores fundamentais para o evento, como segurança, logística e divulgação.
Emile Sidaner, coordenadora do secretariado da Coalização para a Alimentação Escolar do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas Roma, destacou a importância da Cúpula. “Essa coalização nasceu com o entendimento que a merenda escolar poderia contribuir não só com a educação mas dentro do desenvolvimento familiar como um todo, criando um enfoque multisetorial. O Brasil é um dos copresidentes desta coalizão e estamos muitos felizes de dizer que o impacto dessa união é muito grande para todos os envolvidos”, disse.
A segunda Cúpula Global para Alimentação Escolar reunirá representantes de 109 países e faz parte da iniciativa global para garantir que todas as crianças tenham acesso a refeições escolares saudáveis e nutritivas até 2030.
Karine Santos, coordenadora geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ressaltou que é por meio de reuniões prévias que o evento pode ser moldado da melhor forma para ser realizado. “Gostaria de agradecer pela participação e atuação de todos os nossos parceiros nesse projeto. Temos muitas instituições envolvidas para que o evento possa acontecer. Esse momento de hoje vem também para que possamos alinhar e estreitar laços pensando no maior sucesso do nosso evento”, pontuou.
Também estiveram presentes representantes do Ministério da Educação (MEC); da Prefeitura de Fortaleza; da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Agência Brasileira de Cooperação.