Plano de Transformação Digital fortalece gestão pública com foco no cidadão
28 de maio de 2025 - 15:41 #Cidadão #Foco #gestão pública #Seplag #transformação digital
Dháfine Mazza - Ascom Seplag - Texto e fotos
“Transformação digital é cuidar das pessoas”. A síntese da relevância do Plano de Transformação Digital (PTD) do Governo do Ceará foi feita pelo coordenador de Gestão Estratégica de TIC e Transformação Digital na Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Daniel Bentes, durante a apresentação da iniciativa para gestores e técnicos da administração pública estadual. O evento ocorreu nesta quarta-feira (28), no auditório da Seplag-CE, e reuniu secretários executivos de Planejamento e Gestão Interna e técnicos das áreas de Desenvolvimento Institucional e Planejamento, Assessoria de Comunicação e Tecnologia da Informação dos órgãos/entidades do Governo do Ceará, além de representantes do Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI).
Conforme Bentes, o trabalho, liderado pela equipe da Seplag-CE, busca modernizar os serviços públicos, melhorar a eficiência administrativa e facilitar o acesso da população aos serviços a partir do uso da tecnologia. “Transformação digital é, principalmente, cuidar das pessoas. Fazer com que a nossa população tenha acesso aos serviços ofertados pelo Governo do Ceará, conheça e realize de forma mais fácil e remota atividades como cursos de qualificação profissional. Queremos que a nossa população tenha acesso máximo aos serviços disponibilizados pelo poder público, de forma simples e tranquila. Estamos fazendo esse trabalho agora, mas olhando para o futuro”, disse, destacando a relevância dos servidores e colaboradores do Governo do Ceará para o êxito da iniciativa. “Esse trabalho jamais ocorrerá sem vocês. Nós somos apenas meio para ajudar vocês a chegarem ao objetivo de atender melhor a população. Sem vocês, não existe transformação digital”, acrescentou.
Durante a abertura do evento, o coordenador de Transformação Digital do Íris – Laboratório de Inovação e Dados, Márcio Morais, lembrou que a transformação digital é uma política voltada para o cidadão, indo, por isso, além do governo. “Queremos fazer um grande movimento de transformação, mas não só no Estado. Se quem receberá esse serviço não estiver alinhado conosco, será um serviço que não será bem prestado. O PTD é fundamental para vermos quais medidas o Governo do Ceará precisa adotar para termos um modelo mais avançado, com tecnologia e priorização”, afirmou.
A mesa de abertura contou ainda com a participação do orientador da Célula de Serviços Digitais da Coordenadoria de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Comunicação (Coget), Diego Ribeiro, que aproveitou a oportunidade para reforçar o apoio da Seplag-CE aos órgãos/entidades da administração pública estadual na implantação do PTD e lembrar que “o processo de transformação digital não é um plano de governo, mas de Estado”.
Integração com municípios
O evento contou ainda com a participação do chefe da Assessoria Especial de Cooperação Federativa do MGI, Enzo Tessarolo, que enalteceu a iniciativa do Ceará e lembrou que o Estado, que possui o programa Ceará Um Só, está caminhando na mesma direção do governo federal, buscando integração com os municípios.
“Cerca de metade dos estados brasileiros instituíram alguma estratégia de governo digital. Essa iniciativa é fundamental, pois dá um norte da direção que o governo quer seguir quando se trata de governo digital. Isso vem muito em alinhamento com que a gente vem fazendo com a estratégia nacional”, destacou Tessarolo.
Foco no cidadão
O Plano de Transformação Digital faz parte da Estratégia do Governo Digital do Ceará. O Plano estabelece um conjunto de ações para que órgãos/entidades da administração pública estadual alcancem os objetivos da estratégia governamental.
Durante o evento, a equipe da Seplag responsável pelo PTD apresentou os principais conceitos utilizados em transformação digital e os eixos do Plano, que têm o cidadão como foco central e incluem “Transformação digital dos serviços públicos”, “Unificação de canais digitais”, “Melhoria da qualidade dos serviços públicos”, “Segurança e privacidade” e “Interoperabilidade de sistemas”.
Esperança
Para a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Trabalho, Ariana Falcão, a apresentação do Plano de Transformação Digital do Governo do Ceará renovou as esperanças de avanços na modernização da gestão pública e na ampliação do acesso facilitado dos serviços públicos pelos cidadãos. “Temos esperança de que, agora, vamos avançar nesse processo de transformação digital e o cidadão vai receber o que ele merece: um serviço mais próximo dele e da forma mais acessível possível ao menor custo”, declarou.