Linha Oeste do Metrofor recebe ação de prevenção contra a hipertensão arterial

29 de maio de 2025 - 16:51 # # # # #

Ascom Metrofor - Texto

A Linha Oeste do Metrofor recebeu, nesta quinta-feira (29), uma ação voltada à prevenção da hipertensão arterial. Técnicos da Secretaria de Saúde de Caucaia realizaram um mutirão para aferição de pressão arterial e glicemia da população, na Estação Caucaia do Metrofor, que registra mais de 18 mil embarques por mês. Para o Metrofor, a parceria institucional com a Prefeitura de Caucaia busca agregar serviços para a população usuária do transporte sobre trilhos.

A autônoma Soradia Sena ficou satisfeita em participar da iniciativa e checar como anda sua saúde. Vendedora de sucos naturais detox e usuária diária do trem, ela destacou a importância da conscientização. “Sempre digo para as minhas clientes: parem de consumir tanto açúcar, porque muitos alimentos que comemos também se transformam em açúcar no sangue, como pão e macarrão. É preciso consumir tudo com cautela, para evitar tantos casos de diabetes”, comentou.

Diabetes e hipertensão estão frequentemente associadas, pois compartilham fatores de risco como obesidade, sedentarismo e má alimentação. A presença de uma dessas condições aumenta o risco de desenvolver a outra. Juntas, podem causar danos aos rins, olhos, coração e vasos sanguíneos.

A ação na Estação Caucaia ocorreu durante toda a manhã e integra um projeto da Prefeitura de Caucaia, com atividades em vários pontos da cidade. O foco é na prevenção da hipertensão arterial, uma das principais causas de doenças cardiovasculares no Brasil. Além das aferições, houve momentos de orientação com os passageiros e distribuição de material informativo.