Cogerh promove seminário sobre combate à poluição plástica no Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de junho de 2025 - 16:05 # # # #

Texto e fotos: Ascom Cogerh

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) promoveu, nesta quinta-feira (05/06), um seminário especial em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizado na sede da instituição, em Fortaleza.

O evento teve como tema central o combate à poluição plástica e a promoção de ações coletivas para enfrentamento, alinhando-se à agenda global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que em 2025 destaca a urgência de soluções para conter os danos causados pelos resíduos plásticos aos ecossistemas, à biodiversidade e à saúde humana.

Mesa de abertura

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades e especialistas da área ambiental. Estiveram presentes Diretor Presidente da Cogerh, Yuri Castro; o secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Fernando Santana; a coordenadora de Biodiversidade e Proteção de Recursos Naturais da UFC, Ana Bárbara de Araújo; o secretário geral do Comitê das Bacias Metropolitanas, Reudson Souza; e o secretário executivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, Adahil Sena.

Em sua fala, o secretário Fernando Santana destacou a urgência da implementação de políticas públicas mais enérgicas de proteção ambiental, diante do avanço da poluição e seus impactos diretos na qualidade de vida das populações. Já o presidente da Cogerh, Yuri Castro, chamou atenção para o monitoramento contínuo da qualidade da água realizado pela Companhia e para o fenômeno da eutrofização, agravado pela presença de nutrientes e resíduos plásticos nos mananciais.

Durante o seminário, a assessora socioambiental da Cogerh, Ana Araújo, ressaltou o compromisso da Companhia com a sustentabilidade interna, mencionando iniciativas como a eliminação do uso de copos plásticos e a adesão à Coleta Seletiva Solidária.

“Nós, em 2019, atendendo ao Decreto 32.858, de 21 de fevereiro de 2019, que trata da Coleta Seletiva Solidária, fomos a segunda instituição a assinar o termo de compromisso junto à Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), em parceria com a Associação de Catadores Rede Solidária”, destacou Ana.

Palestras

A programação técnica do seminário contou com duas palestras ministradas por especialistas da área ambiental. O Prof. Dr. Paulo Henrique Gomes, especialista em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, abordou o tema “Da Nascente ao Oceano: como o plástico viaja e afeta o meio ambiente e nossas vidas”.

Durante a exposição, o professor evidenciou o caminho percorrido pelos resíduos plásticos até os oceanos e os danos causados em cada etapa desse trajeto.

“Nós temos aqui é chamar a atenção de pessoas que moram longe da costa para que elas saibam que o resíduo que elas produzem também impacta a zona costeira, impacta o oceano. Então, é um problema conjunto de todos nós. E trazer esse problema aqui para a Cogerh, que trabalha com os recursos hídricos, é ajudar a compreender melhor como se dá essa poluição plástica”, destacou.

Na sequência, o Prof. Dr. Michael Barbosa Viana, da Universidade Federal do Ceará (UFC), conduziu a palestra “O desafio de combater a poluição plástica nos recursos hídricos – causa e desafios; ações e soluções”.

Em sua fala, o especialista destacou a importância de políticas que reduzam a entrada de resíduos plásticos nos corpos d’água, mencionando a situação crítica de rios como o Ceará e o Cocó, que figuram entre os mil rios mais poluídos do mundo. “Estamos falando de veias arteriais do nosso território. É fundamental conter a entrada desses materiais nos rios, riachos, reservatórios e açudes, pois além dos danos ecológicos aos animais aquáticos, há também a liberação de compostos químicos prejudiciais à saúde humana”, ressaltou.

Entrega de mudas e brindes

Ao final do evento, foram distribuídas mudas de espécies nativas e medicinais, como capim-santo, meracilina, boldo, romã, cidreira e malvarisco.

Além disso, também houve a entrega de brindes aos colaboradores da Companhia, como forma de reconhecimento e incentivo à participação nas atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.