Cerimônia encerra o curso de formação da segunda turma que concorre ao cargo de policial penal do Ceará

10 de junho de 2025 - 10:05 # # #

Ascom SAP - texto e fotos

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) realizou, nesta segunda-feira (9), a cerimônia de encerramento das atividades da segunda turma do Curso de Formação Profissional que concorre ao cargo de policial penal do Ceará. O evento ocorreu na Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho de Horizonte e reuniu os 309 alunos participantes, além de gestores da SAP e policiais penais. A solenidade marcou a conclusão de mais uma etapa essencial na formação dos novos profissionais que irão reforçar o sistema penitenciário cearense.

Assim como a conclusão da primeira turma, que também contou com 300 alunos, a cerimônia foi marcada por momentos de grande significado. Um dos destaques foi a apresentação dos sete pelotões, que ecoaram pelo pátio da unidade com o tradicional grito de guerra “Charlie Mike”, símbolo da união e superação vivenciadas durante o curso. Outro momento de destaque foi o discurso do aluno Nilton, da equipe Alfa, que representou toda a turma concludente com palavras de agradecimento ao corpo de instrutores e à gestão, além de reconhecer a importância do curso e a dedicação exigida ao longo da formação.

O concurso contou com a participação inicial de 900 candidatos em processo eliminatório e classificatório. Ao todo, 600 concorrentes serão convocados para integrar o quadro da Polícia Penal do Ceará. Durante o curso, os participantes passaram por um rigoroso treinamento, que incluiu disciplinas teóricas, práticas e técnicas, focadas na preparação para os desafios da carreira. A formação será concluída oficialmente com a prova final, composta por 70 questões e nota máxima de 70 pontos. Os candidatos que obtiverem a nota mínima exigida estarão aptos a assumir o cargo e atuar no sistema prisional cearense.

A formação de novas turmas de policiais penais é parte do compromisso permanente da SAP em qualificar seus profissionais e fortalecer a segurança pública, contribuindo também para o aprimoramento da gestão e das ações de ressocialização no sistema prisional do estado.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, reforça a importância do papel da polícia penal na sociedade. “Ser policial penal é uma escolha que exige coragem, abnegação e compromisso com uma missão que vai muito além da segurança. É assumir a responsabilidade de proteger a sociedade e também de ajudar na transformação de vidas por meio da ressocialização. Essa segunda turma simboliza o fortalecimento de uma nova mentalidade, de profissionais preparados e conscientes do papel que exercem. Não é um caminho fácil, mas é uma missão necessária — e é com disciplina, preparo e dedicação que seguimos construindo uma Polícia Penal cada vez mais forte e respeitada”, disse.

A coordenadora da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR), Tereza de Castro, parabeniza mais uma turma concludente. “Ninguém faz nada sozinho. Sou muito grata a todos que contribuíram para essa caminhada. A união faz com que as coisas aconteçam e tira o peso dos nossos ombros. Aproveitem o conhecimento adquirido nesses três meses. Foi um período de aprendizado e crescimento que vocês levarão para a profissão e para a vida. Sigam fiéis à essência de vocês. Sejam éticos e verdadeiros em tudo que fizerem, seja na Polícia Penal ou fora dela. Não permitam que os outros decidam quem vocês devem ser. Parabéns a todos e boa sorte. Encerramos um ciclo, mas outros já começam. Seguimos juntos”, disse.

O coordenador do Grupo de Ações Penitenciárias, Paulo Henrique Costa, ressalta a importância da formação.“A Polícia Penal do Ceará é formada por homens e mulheres honrados, que combatem o crime diariamente, dentro e fora das unidades. Evoluímos muito nos últimos anos e isso também é fruto da liderança de um gestor incansável, que mudou a forma de pensar e agir do policial penal cearense. Esse curso de formação foi histórico, planejado com excelência e conduzido com dedicação, reunindo tudo o que faltou em formações anteriores. A cada instrução, fomos provocados a refletir sobre o nosso verdadeiro papel na sociedade — e seguimos buscando essa resposta, com compromisso e responsabilidade, todos os dias”, afirma.

A concludente da segunda turma do curso de formação da polícia penal, Gusmão, se emociona ao falar da formação. “O papel do policial penal vai além dos muros. Somos a linha entre o caos e a ordem, com responsabilidade, inteligência e vigilância constante. Cada detalhe importa, porque um pequeno descuido pode gerar grandes consequências. Mais do que contenção, nosso trabalho é também sobre ressocializar. Não podemos devolver à sociedade alguém pior do que entrou. Em nome da turma, agradeço aos instrutores, aos colegas e ao secretário pelos ensinamentos que levaremos para a vida”, concluiu.