Seduc promove encontro com lideranças jovens regionais para fortalecer atuação dos grêmios
11 de junho de 2025 - 15:36 #encontro #fortalecimento #Grêmios #Lideranças jovens regionais
Bruno Motta - Ascom Seduc - Texto
Rogério Bié e Sadraque Santos - Foto
A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nesta terça-feira (10), uma formação presencial para estudantes gremistas da rede pública estadual, com a presença de 49 lideranças regionais de todo o Ceará. Os jovens participaram de palestras e oficinas sobre o fortalecimento da democracia, da cidadania e da participação juvenil nas escolas. Agora, os alunos serão responsáveis por promover momentos de diálogo com os demais gremistas em suas respectivas regionais, a fim de transmitir o que aprenderam e debater os assuntos vistos, de modo a amplificar o alcance da ação.
O encontro foi realizado na sede da Seduc, em Fortaleza. A abertura contou com a presença da secretária da Educação, Eliana Estrela, e do secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira. Ao oferecer espaços de comunicação, capacitação e organização estudantil, a formação buscou contribuir para a construção de ambientes escolares mais colaborativos e engajados com as necessidades reais dos alunos.
Os participantes da formação serão agentes transformadores dentro da comunidade escolar, atuando não apenas como representantes de suas turmas, mas como protagonistas em processos de mudança que envolvem toda a regional. A presença ativa dos grêmios estudantis nas escolas visa favorecer a criação de uma cultura de respeito, empatia e cooperação, diminuindo conflitos e incentivando o senso de pertencimento.
Geovanna Cruz, de 16 anos, cursa a 2ª série do Ensino Médio técnico em Enfermagem na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) José Vidal Alves, em Canindé, onde exerce a função de presidente do grêmio estudantil. A jovem acredita que praticar a humanidade é fundamental no desempenho como líder local.
“Desde quando era mais nova, tenho o espírito de liderança, mas não em benefício próprio. Nesse cargo, eu não posso só me representar. Preciso representar vários alunos, que apesar de não necessariamente terem o mesmo senso de liderança, também querem falar. Então, eu posso ser a voz deles. O que foi passado para a gente nessa formação é muito rico. A gente vai fazer um encontro com todos os presidentes da região, e eu simplesmente não vejo a hora, porque sinto que dá pra passar o conteúdo de forma bem dinâmica para todos. Eu quero repassar com os detalhes, quero que todos entendam a experiência que eu tive aqui, que foi incrível”, relata.
Identificação
Ana Lívia Brasil, de 16 anos, cursa a 2ª série na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Ricardo de Souza Neves, no município de Marco. A jovem diz sempre ter gostado de escutar e ajudar as pessoas a se expressarem, e que por isso decidiu integrar o grêmio estudantil. Hoje ocupando a função de diretora de cultura na entidade, Ana Lívia atua diretamente na promoção de movimentos artísticos e de lazer na unidade de ensino e se mostra entusiasmada com a perspectiva de dividir com outras lideranças estudantis regionais o que aprendeu no encontro em Fortaleza.
“Quando entrei no Ensino Médio e vi essa oportunidade, me identifiquei muito, pois poderia interagir com as pessoas. Nos projetos artísticos, como música, dança e teatro, sou eu que estou à frente, envolvendo os alunos. Às vezes existem pessoas que são mais introspectivas, que gostam de se apresentar mas não têm coragem de falar ‘eu quero fazer isso’. Então, com a minha função, vejo um projeto no qual elas podem se encaixar. Um exemplo disso foi o Expor RSN, em que incentivamos os alunos a se apresentarem, a colocarem suas caras para que todo mundo pudesse reconhecer o seu talento. O evento foi aberto ao público, na praça da cidade, com a intenção de integrar alunos e comunidade. A gente conseguiu explorar tantas habilidades, destravar inseguranças, conhecer várias pessoas com as suas diferenças! Isso é muito incrível”, ressalta.
Eliana Estrela enfatiza a importância do incentivo ao protagonismo estudantil, assim como à presença ativa dos grêmios nas escolas. “Queremos pensar e construir junto com os estudantes. Essas lideranças precisam ser a cada dia mais fortalecidas com formações, momentos de escuta e experiências práticas, para que os jovens possam disseminar o que aprenderam e formar outros”, destaca a gestora.
Helder Nogueira explica que o papel desses estudantes será estratégico no estado. “Agradeço a todos pela disposição e pela generosidade de se entregar a uma construção coletiva, para fazer uma escola cada vez melhor. Quanto mais comum a pessoa é, quanto mais próxima dos outros a pessoa está, mais ela será uma boa liderança. Por outro lado, quanto mais desconectada ela quer ficar, desvinculada dos demais, achando que é alguma coisa diferente, aí já caminha para não dar muito certo. A liderança estudantil é a alma de uma escola”, pontua.
A coordenadora de Protagonismo Estudantil da Seduc, Bruna Leão, explica que as ações envolvendo os grêmios ocorrem de forma colaborativa com as gestões escolares. “O exercício da cidadania perpassa muito fortemente a escola, através do diálogo entre estudante, gestão escolar e comunidade. Então, é super importante o papel dos estudantes aqui nesse encontro para poder aprimorar o diálogo”, observa.