Seinfra firma contrato com IEL Ceará para programa de estágio remunerado

11 de junho de 2025 - 09:43 #

Áquila Leite - Ascom Seinfra - Texto
Divulgação - Seinfra - Fotos

Com o objetivo de aprimorar seus processos internos e contribuir para a formação de novos profissionais, a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) firmou neste mês um contrato com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para implantar seu novo programa de estágio remunerado. A partir de julho, a Secretaria passa a receber estudantes que atuarão em diversas áreas da pasta.

Ao todo, 14 estagiários de nível superior, que já tenham concluído pelo menos 50% dos créditos necessários para a graduação, serão contratados para atuar em diferentes setores da Seinfra, em áreas como engenharia civil, elétrica e ambiental; arquitetura; direito; ciências contábeis; e tecnologia da informação. Em reunião realizada nesta terça-feira (10) entre representantes da Seinfra e do IEL Ceará, foram estabelecidos critérios para a seleção dos futuros profissionais.

“Os estudantes serão pré-selecionados pelo IEL Ceará, que possui um banco de dados com milhares de universitários já cadastrados, e então encaminhados à Seinfra, onde serão escolhidos com base em critérios técnicos e em competências comportamentais. Nossa meta é aprimorar nossos processos e ajudar no desenvolvimento profissional desses estudantes”, destaca o secretário executivo de planejamento e gestão interna da Seinfra, Ronaldo Borges.

Jornada de trabalho 

Os estudantes selecionados terão jornada de trabalho de quatro horas diárias e 20 horas semanais, observando a compatibilidade com as aulas da graduação, nos termos do Decreto Estadual Nº 29.704/2009, que trata sobre os programas de estágio em órgãos e entidades da Administração Pública estadual direta, indireta, autárquica e fundacional, e da Lei Federal Nº 11.788/2008.

Na Seinfra, os estudantes serão alocados para atuação na Coordenadoria de Transportes e Obras (CTO); Coordenadoria de Energia e Telecomunicações (Coete); Coordenadoria de Planejamento (CPL); Suporte em Tecnologia da Informação; Assessoria Jurídica; e Assessoria de Controle Interno.

“Nosso compromisso é duplo: prestar um serviço de excelência à população cearense e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação de novos profissionais. Queremos que esses jovens tenham uma vivência real do setor público, aprendam com os desafios do dia a dia e tragam novas ideias que ajudem a fortalecer o desenvolvimento do nosso Estado”, complementa o secretário da infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão.