Internos da Escola de Educação Profissional para Pessoas Privadas de Liberdade participam do Festival “Alunos que Inspiram”
12 de junho de 2025 - 10:37 #Alunos que inspiram #SAP #SEDUC
Natasha Ribeiro Bezerra - Ascom SAP - texto
Pablo Pedraza - SAP - fotos
A Escola Estadual de Educação Profissional para Pessoas Privadas de Liberdade (EEEPPL) encerrou, com grande emoção e orgulho, a Fase Escolar do Festival “Alunos que Inspiram 2025”. A ação integra uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), e tem como objetivo valorizar a expressão artística e cultural dos estudantes da rede pública estadual, mesmo em contextos desafiadores como o do sistema prisional.
Desde 2016, o Festival é realizado anualmente como uma iniciativa da Seduc. Em 2025, o tema “Educação Ambiental, Sustentabilidade e Emergência Climática” guiou as produções artísticas, conectando os estudantes com questões urgentes da sociedade e promovendo a conscientização ambiental por meio da arte.
Os estudantes da unidade se destacaram não apenas pelo talento e criatividade demonstrados em suas obras, mas também pelo comprometimento diário com a aprendizagem. Professores elogiaram o desempenho exemplar dos alunos, ressaltando a assiduidade, a participação ativa em sala de aula e os excelentes resultados nas avaliações. A culminância do festival foi marcada por momentos de emoção e reconhecimento. A celebração reforça o papel da educação prisional como instrumento de transformação social, ressocialização e fortalecimento da dignidade humana.
O coordenador de Educação da SAP, Rodrigo Moraes, comenta sobre a importância do festival. “O que sentimos hoje é uma grande alegria por estarmos juntos neste momento histórico, que valoriza o protagonismo do aluno, do interno. Todos os esforços empenhados na construção e formação desta escola começam a mostrar frutos concretos na vida de vocês. A dedicação dos professores, o empenho da gestão escolar e o envolvimento de cada um refletem um compromisso coletivo com o aprendizado. Fiz questão de reunir todos neste ambiente pensado para ser humanizado e inclusivo, como propõe a SAP. O secretário Mauro tem sido um grande investidor, promovendo segurança, estrutura e logística para garantir inclusão social por meio da educação, da capacitação e do trabalho. Já consigo visualizar novas ações como esta, com ainda mais participação, e até sonhar com apresentações abertas aos familiares e filhos de vocês — momentos que certamente serão marcantes”, afirma.
O diretor da EEEPPL de Itaitinga, Rafael Cavalcante, parabeniza os alunos. “É uma grande satisfação estar aqui acompanhando esse momento tão importante. Lembro de quando trabalhava na IPPL, enfrentando dificuldades estruturais, e hoje ver vocês aqui, em um ambiente acolhedor, mostrando protagonismo, é muito gratificante. Quero agradecer à equipe de professores, coordenadores e a todos vocês alunos, que abraçaram essa proposta com comprometimento e dedicação. Vocês chegam cedo, participam das aulas integradas e retornam no final do dia, mostrando o mesmo empenho dos estudantes fora da unidade. Além disso, vocês têm se envolvido em novas iniciativas, como as Olimpíadas, e seguimos buscando parcerias para ampliar essas oportunidades. Nosso objetivo é oferecer a melhor educação possível, para que vocês se sintam acolhidos e motivados a aprender. Parabéns pelo esforço e por fazerem parte desse projeto”, disse.
A professora Lya Brasil, representando todos os docentes da EEEPPL de Itaitinga, fala sobre o aprendizado mútuo entre aluno e professor. “É fundamental compreendermos a dinâmica entre professor e aluno, especialmente diante de um modelo de ensino-aprendizagem que, para muitos, ainda é novidade. Posso afirmar, em nome dos docentes das bases técnica, comum e diversificada, que estamos em constante busca pelas melhores metodologias e recursos, visando a integração dos alunos, que trazem seus conhecimentos, vivências e experiências para o processo educativo. Nesta turma, destacamos um exemplo significativo de cooperação espontânea, em que alunos auxiliam seus pares em dificuldades, funcionando como uma monitoria orgânica. Esse cenário nos convida a reconhecer que não detemos o conhecimento absoluto, mas atuamos como facilitadores da aprendizagem, disponibilizando ferramentas adequadas e acolhendo as diferentes realidades e saberes apresentados. Agradeço à gestão, aos convidados, aos colegas professores e, sobretudo, aos alunos que possibilitam essa construção conjunta do conhecimento”, concluiu.
O aluno Marcley Barbosa da Silva, fala sobre sua participação no festival. “Hoje foi um dia muito interessante para mim. Embora eu já tenha tido algumas experiências em apresentações públicas, este momento foi especial por poder mostrar o trabalho que desenvolvi na área de fotografia, especialmente abordando o tema da sustentabilidade. Foi muito bacana contar com a presença dos convidados e o apoio dos meus colegas de turma. Para mim, esse aprendizado representa um recomeço, e todos os dias aqui tenho vivido algo novo que acredito poder levar adiante no futuro”, atenta.