Governo do Ceará mobiliza mais de 1,8 mil pessoas em ciclo de conferências pela Igualdade Racial
30 de junho de 2025 - 14:18 #Coepir #conferências #eventos #igualdade racial
Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Divulgação - Fotos
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir), concluiu o ciclo de conferências de Promoção da Igualdade Racial. Realizados em diversas regiões do estado, os encontros — promovidos com o apoio do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir) — mobilizaram cerca de 1,8 mil pessoas nas etapas municipais e macrorregionais, totalizando 13 conferências.
A programação teve início em maio, com as conferências municipais em Brejo Santo, Fortaleza, Beberibe e Irauçuba. Em seguida, foram realizados os encontros macrorregionais, que contemplaram diversos municípios de cada território. As primeiras edições ocorreram em Tauá e Horizonte.
Em junho, Tauá (Inhamuns), Horizonte (Região Metropolitana e Litoral Leste), Baturité (Maciço de Baturité), Itapipoca (Litoral Norte e Vale do Curu), Crateús (Sertão de Crateús), Morada Nova (Vale do Jaguaribe), Madalena (Sertão Central e Canindé) e Crato (Cariri e Centro-Sul) também receberam eventos.
Encerrando o ciclo, foi realizada a conferência macrorregional em Sobral (Sertão de Sobral e Serra da Ibiapaba), na última sexta-feira (27), reunindo cerca de 125 pessoas, com representantes de diversos municípios contemplados.
“Finalizamos esse ciclo conferencial com uma avaliação bastante positiva, tanto em termos de alcance quanto de participação. Diversas representações estiveram presentes, enriquecendo os debates e contribuindo para uma construção democrática em prol da justiça e da igualdade racial. Agradecemos a todos os participantes e aos poderes públicos municipais, que estiveram junto ao Governo do Estado, à Seir e ao Coepir na articulação e realização das conferências”, destacou a secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira.
Durante os encontros, a programação contou com abertura pela manhã e palestra magna. À tarde, o público foi dividido em grupos de trabalho para discutir temas como reparação e justiça racial, entre outros. Ao final de cada conferência, foram eleitos os delegados que representarão as regiões na V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir), prevista para agosto.
Encontro estadual
Sob coordenação da Seir e do Coepir, o Governo do Estado realizará a V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir). Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, o evento tem como objetivo fortalecer a política de promoção da igualdade racial no Ceará.
A programação completa será divulgada posteriormente. A conferência está prevista para ocorrer em agosto, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e servirá como etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), organizada pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) e pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), com apoio de diversas entidades da sociedade civil.