“Arraiá do Zé 2025”: Programação gratuita dá início ao mês das férias, dia 5 de julho, nos Jardins do Theatro José de Alencar
1 de julho de 2025 - 13:31 #arraiá #Ingresso Solidário #theatro josé de alencar
Ascom Theatro José de Alencar - texto
Estação das Artes e Divulgação - fotos
Barraquinhas, decoração, quadrilha junina e música com DJ Lolost, Luana Florentino e Vanessa A Cantora dão o tom da festa, que integra a campanha Ingresso Solidário
As férias de julho no Theatro José de Alencar, neste ano de 2025, iniciam com todo o gás e ainda em clima de festejos juninos. O tradicional e aguardado “Arraiá do Zé” acontecerá, excepcionalmente, no próximo dia 5 de julho (sábado), das 17h às 22h, no Jardim de Burle Marx, trazendo uma atmosfera de alegria e muito arrasta-pé com o acesso gratuito, mediante ingressos via Sympla e um quilo de alimento não parecível (exceto sal).
A atriz e contadora de histórias Gal Saldanha será a mestra de cerimônias da noite, que terá como atrações musicais a DJ Lolost, a Quadrilha Junina CORDAPES, Luana Florentino e seu Cabaré Junino (parceria: Sesc Ceará) e, encerrando a festa, Vanessa A Cantora. Para completar, o TJA estará com uma decoração especial e barraquinhas (Acarajé da Nega Pérola, Alcides Drinks, Bar do Vagner, Cachaça Flor de Jambu, Café Iracema, Drinks Literários, Espetaria do Tio, La Donuts, PHAS Produtos Naturais e Sabor de Casa) para comercialização de bebidas e comidas. Conheça mais as atrações:
Gal Saldanha
Atriz, contadora de história, mestre de cerimônia, marcadora da quadrilha junina Filhos do Sertão e produtora cultural. Atua em espetáculos entre adultos e infantis, é integrante da Companhia Prisma de Artes há mais de 25 anos, mestre de cerimônia do Festival Popular de Teatro de Fortaleza há 14 edições, da Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino e do Festival Junino Gente da Terra. Exerce a função de produtora no projeto Caravana da Leitura e do Autor Cearense, do bloco de rua Mata Galinha, além de ser integrante da banda infantil Carnaval da Alegria.
DJ Lolost
DJ, produtora cultural e cofundadora do coletivo Numalaje, e Festa Crioula, são um dos principais movimentos de música periférica e LGBTQIAP+ de Fortaleza. Sua pesquisa sonora é marcada pela fusão entre funk em todas suas vertentes desde o brega funk, 150 ao funk romântico dos anos 1990, forró de favela, R&B anos 2000, aparelhagem paraense, tecnomelody e demais ritmos das periferias do Nordeste do Brasil. Sendo assim uma das vozes mais potentes da cena periférica de Fortaleza.
Quadrilha Junina CORDAPES
A CORDAPES é conhecida por sua animação contagiante e suas coreografias envolventes, que misturam a tradição do interior com toques de modernidade. Com trajes coloridos e marcantes, o grupo traz uma energia única para as festividades juninas, encantando o público com sua alegria e talento. Com músicas tradicionais e uma atmosfera festiva, a CORDAPES é uma presença imperdível em qualquer celebração junina. A quadrilha foi fundada no ano de 2007, a partir da Associação Companhia de Ritmos e Danças Populares para divulgar as diferentes manifestações culturais populares, visando facilitar a aproximação das comunidades à cultura junina. Ao longo de 17 anos de existência, tem possibilitado que crianças, adolescentes, jovens e adultos possam vivenciar a cultura junina.
Luana Florentino
Luana Florentino e seu Cabaré Junino, misturando a tradição e o pop, com o maior folguedo popular do Brasil, o São João. Sertaneja, nascida no interior do sertão cearense, de família potiguar; Luana Florentino carrega na veia a tradição e o amor pelo forró e os ritmos, que consagram a festa junina. Em sua biografia coleciona marcos que reafirmam seu lugar na música, como protagonista da cena. Integra a série “Gonzagueana” e o especial “Humberto Teixeira”; coleciona três álbuns autorais nas plataformas e tem mais de cinquenta composições, que trajam a vaquejada, o forró, xote e baião. Um show para celebrar a alegria e o orgulho de ser nordestino!
Vanessa A Cantora
Natural de Chaval e residente em Fortaleza desde os sete anos de idade, Vanessa A Cantora é de alma junina: sua voz potente e apaixonada faz o público reviver a melhor época do ano no Nordeste. Com um repertório que vai das quadrilhas improvisadas às danças soltas sob os balões coloridos, ela resgata a essência do forró com emoção e autenticidade. São noites animadas, cheias de nostalgia boa, alegria contagiante e canções que atravessam gerações. O show é um verdadeiro abraço na tradição! Então, se preparem, chame a galera forrozeira e venha pular até cansar nesse São João do TJA!
Sobre o Ingresso Solidário
A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em conjunto com o Programa Ceará Sem Fome do Governo do Estado, realiza a Campanha Ingresso Solidário com o objetivo de arrecadar alimentos nos espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Estado (Rece). Os alimentos são destinados a entidades credenciadas pelo programa e que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
Todos os alimentos arrecadados na campanha são destinados à Unidade Central do Programa Ceará Sem Fome, que funciona em parceria com a Coordenadoria de Defesa Civil e a Secretaria da Proteção Social. Após recolhidos, os insumos são utilizados para a confecção de cestas básicas. Posteriormente, são destinados às entidades credenciadas pelo programa, mediante edital permanente.
“TJA 115 anos: O passado ecoa. O agora cria.”
Em 2025, o Theatro José de Alencar, patrimônio histórico e cultural do Brasil, comemora seus 115 anos de fundação com uma programação especial que dialoga com dois eixos fundamentais: tradição e inovação. Sob o slogan “O passado ecoa. O agora cria”, as celebrações buscam valorizar a memória de um dos mais importantes equipamentos culturais do País, ao mesmo tempo em que promovem novas formas de criação artística e encontro com o público.
Símbolo da arquitetura e da cultura cearense, o Theatro foi inaugurado em 17 de junho de 1910 e segue, mais de um século depois, como espaço de resistência, expressão e formação. Ao longo de sua história, tornou-se palco de manifestações artísticas diversas, abrigando gerações de criadores e sendo referência nacional em difusão cultural.
A programação comemorativa dos 115 anos teve início com o concerto “OCB convida Dona Zefinha”, dia 1ª de junho, e seguiu até o dia 24 marcada por espetáculos, exposição, performances, música e outras atividades que reforçaram a missão do equipamento: ser um elo entre passado e futuro, tradição e contemporaneidade, memória e invenção. A proposta foi envolver artistas, pesquisadores, gestores e o público em uma celebração plural, acessível e conectada com os desafios e potências da cena cultural atual.
Serviço
[INGRESSO SOLIDÁRIO] Arraiá do Zé 2025
Atrações: Gal Saldanha (apresentação), DJ Lolost, Quadrilha Junina CORDAPES, Luana Florentino (Parceria: Sesc Ceará) e Vanessa A Cantora
Data: 05 de julho (sábado), das 17h às 22h
Local: Palco Elzenir Colares/ Jardim de Burle Marx do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro)
Capacidade máxima: 1.200 pessoas
Classificação: Livre
Gratuito – retirada de ingressos: 04 de julho, a partir das 19h – 600 ingressos (Sympla site) / 05 de julho, a partir das 17h – 600 ingressos (Sympla bilheteria)
🔹 Na entrada do evento, o ingresso deverá ser bipado e entregue juntamente com um (1) quilo de alimento não perecível (exceto sal), que posteriormente será doado ao programa Ceará sem Fome (Governo do Ceará)