Ceará sediará feira nacional de artesanato e cultura atraindo expositores de diversos estados e municípios

2 de julho de 2025 - 15:04 # # #

Ascom SDE - texto
Tiago Stille - Casa Civil - foto

O evento visa impulsionar o desenvolvimento do artesanato e da economia cearense com a geração de negócios

O Ceará se prepara para realizar mais uma edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce). Na manhã desta terça-feira (1), o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Domingos Filho, recebeu representantes da feira reconhecida como líder no cenário do artesanato nacional.

A feira acontecerá de 9 a 14 de setembro deste ano, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Trata-se de um dos maiores eventos do segmento no Brasil. Com o propósito de impulsionar o desenvolvimento do artesanato e da economia, tanto local quanto nacional, a Fenacce se consolida como a segunda maior feira de artesanato do país, atraindo expositores de 26 estados brasileiros.

O projeto foi apresentado ao titular da SDE pela diretora de eventos do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos), Alda Iodes. “A organização do evento tem um foco claro: conectar a grandiosidade da Fenacce com as oportunidades de desenvolvimento econômico que ela representa para o artesanato e a cultura cearense. Estamos em conversas com as Secretarias da Cultura e do Desenvolvimento Econômico do estado, para buscar solidificar o papel da feira como um motor para estes setores, gerando renda e valorizando a riqueza cultural local”, informou a gestora.

O objetivo dos organizadores é aumentar a participação dos municípios cearenses. “Apesar da representatividade nacional, com artesãos de diversas partes do país, a feira busca maior engajamento das cidades do próprio Ceará. Para isso, a ideia é desenvolver linhas de ação que envolvam diretamente os secretários da Cultura e Empreendedorismo dos municípios, incentivando-os a trazer seus talentos e produtos para o evento”, disse Alda.

“Estamos à disposição da organização do evento que é um grande aliado do crescimento econômico de nosso estado, visto que evidencia o empreendedorismo de diversos artesãos cearenses que vivem da renda de seus produtos”, declarou o titular da SDE, Domingos Filho.