Governo do Ceará realiza formação com equipe técnica do programa Ceará Credi

2 de julho de 2025 - 09:20 # # #

Ascom SET - texto e fotos

Com o intuito de buscar a melhoria constante da execução do Ceará Credi, nos dias 30 de junho a 1º de julho, cerca de 60 profissionais que atuam como agentes de crédito, supervisores e assistentes administrativos do programa no Ceará estiveram presentes para a formação continuada, realizada em Fortaleza.

A ação contou com a presença do secretário do Trabalho, Vladyson Viana, o secretário executivo da Secretaria do Trabalho, Renan Ridley, bem como da equipe técnica da Secretaria, que acompanha o programa, e foi ministrada pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

“Com mais de 100 mil pequenos negócios financiados, o Ceará Credi se consolida como política pública de microcrédito orientado e, atualmente, parte para ampliar sua atuação nos 184 municípios cearenses. Para tanto, vamos fortalecer o nosso diferencial, que é o agente de crédito. São eles que apoiam esses pequenos empreendedores e auxiliam no processo de formação do empreendimento. Desta forma, ações como esta são fundamentais para garantir ainda mais efetividade e o crescimento do programa”, comentou o secretário Vladyson Viana.

Dentre os pontos discutidos, nos dois dias de capacitação, estão estudos de casos reais de procedimentos de atendimento a clientes do programa e a revisão das etapas da esteira de crédito. A iniciativa tem como objetivo validar os conhecimentos acerca da metodologia padronizada para concessão de crédito, por meio de ações práticas, no âmbito da determinação do valor, prazos e garantias do crédito.

“A seleção e a capacitação dos agentes e supervisores são elementos cruciais para o sucesso de qualquer programa de microcrédito. No Ceará Credi, temos o cuidado de orientar esses profissionais tanto no início da jornada, quanto ao longo das suas atuações”, afirma a diretora de Economia Popular e Solidária da Adece, Silvana Parente, responsável pela operacionalização do programa.

Formação inicial

Este é a segunda ação de qualificação promovida pelo programa, que no final de junho, também ministrou a formação inicial de 23 novos agentes de crédito. Nos cinco dias de qualificação, os participantes aprenderam as questões conceituais do Programa, a administração do crédito, as etapas da esteira de crédito, a formalização do contrato e o Sistema MPP Digital, utilizado pelo Ceará Credi.

Sobre o Ceará Credi

O Programa Ceará Credi é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho, que visa ampliar oportunidades de trabalho e renda para microempreendedores, trabalhadores autônomos, formais e informais, e agricultores familiares, por meio da disponibilização de crédito produtivo orientado e capacitação empreendedora. Lançado em abril de 2021, o programa é executado pela Adece em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).