Ceará participa da Conferência Climática Internacional, na Argentina, com foco na COP30
3 de julho de 2025 - 11:42 #Conferência Climática Internacional #COP #meio ambiente
Ascom Sema - Texto e fotos
Representando o Governo do Estado do Ceará, a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, participa nesta semana da Conferência Climática Internacional (CCI25): “Compromisso Latino-Americano”, realizada na cidade de Córdoba, Argentina.
O evento é co-organizado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, em articulação com o Ministério do Meio Ambiente e Economia Circular da Província de Córdoba. A conferência ocorre entre os dias 1 e 3 de julho e tem como foco, a cooperação entre países latino-americanos com o objetivo de organizar e integrar ações de lideranças regionais no contexto da preparação para a COP30, prevista para novembro, no Brasil.
Na abertura do evento, o governador da Província de Córdoba, Martín Llaryora, destacou a responsabilidade dos gestores públicos diante das mudanças climáticas, com ênfase no papel dos governos locais. “Quando temos presidentes ou governadores comprometidos com essa agenda, tudo se torna mais fácil. É possível obter financiamento, assessoria e apoio técnico. Mas, acima de tudo, são os líderes locais que fazem a diferença. Pensar globalmente e agir localmente é a chave para avançar mais rapidamente na preservação ambiental”, disse.
Llaryora também mencionou a posição do governo federal argentino sobre a pauta ambiental. “Com mais de 5 mil inscritos, o evento se posiciona como um ato de resistência e responsabilidade histórica, reafirmando o compromisso da Argentina com a agenda ambiental. A conferência busca fortalecer o compromisso latino-americano e estabelecer uma carta de governadores da Argentina para impulsionar ações climáticas”, finalizou.
COP30
No primeiro dia da conferência, Vilma Freire integrou a Mesa Ministerial de Alto Nível para a Ação Climática, voltada à preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). O encontro promove o diálogo entre representantes de diferentes governos com o intuito de alinhar estratégias para a implementação do Acordo de Paris na região. A mesa também busca organizar uma proposta comum entre entes federados latino-americanos que possa ser apresentada nas negociações multilaterais.
“A participação dos governos subnacionais é essencial para alinhar estratégias regionais e nacionais com foco na COP 30. Estamos aqui para apresentar propostas concretas e colaborar com os demais países da Região”, afirmou Vilma Freire. A Conferência Climática Internacional foi selecionada pelas Nações Unidas, como Evento Comemorativo pelos 10 anos do Acordo de Paris.
Durante os três dias da conferência, ocorrem sessões plenárias, mesas temáticas e debates com foco em temas como mudanças climáticas, biodiversidade, gênero, justiça ambiental, economia circular e financiamento climático.