Gestores da Segurança Pública cearense participam da I Conferência de Segurança Pública – Ilab Segurança 2025 em Brasília

3 de julho de 2025 - 09:25 # # #

Ascom SSPDS - texto e fotos

Os secretários da SSPDS, Roberto Sá, da SAP, Mauro Albuquerque, e o diretor-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, participam dos painéis e debates durante os três dias de evento

Inovação, governança, prevenção e combate ao crime organizado. São alguns dos temas debatidos por representantes e líderes de setores da Segurança Pública dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal na I Conferência Nacional de Segurança Pública – iLab Segurança 2025, que ocorre em Brasília até esta quinta-feira (3). A abertura do evento aconteceu na noite dessa terça-feira (1º) e contou com a presença do gestor da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Roberto Sá.

O evento é realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), em parceria com Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), e reúne representantes dos Três Poderes, das forças de segurança de todo o país e de organismos internacionais.

A abertura da conferência aconteceu em Brasília, e contou com a participação de diversas autoridades da Segurança Pública do Brasil. Além do secretário da SSPDS, também estiveram presentes na solenidade, o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez e o secretário da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP-CE), Mauro Albuquerque.

Durante a cerimônia de abertura, os nove anteprojetos de lei aprovados pelo Consesp – que são propostas ou versão preliminares de um texto ainda não apresentado formalmente como proposição à Casa Legislativa -, foram entregues oficialmente às autoridades presentes na mesa, entre elas a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; o deputado federal e relator da PEC da Segurança Pública, Mendonça Filho; o secretário executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal, Paulo Siqueira.

Programação

A conferência iniciou nesta terça-feira (1ª) e segue até a quinta-feira (03). O evento conta com uma programação com painéis, plenárias, reuniões e debates qualificados voltados ao fortalecimento da Segurança Pública, incluindo debates técnicos, feira de tecnologias e construção de propostas legislativas para modernizar e integrar ainda mais o setor. Um dos diferenciais da conferência é a expo de produtos e soluções inovadoras que conectam teoria e prática por meio de tecnologias aplicadas, inteligência integrada e equipamentos operacionais de ponta.

Sobre a conferência

A I Conferência Nacional de Segurança Pública – iLab Segurança 2025 reúne representantes das polícias civil, militar, penal, técnica, bombeiros e guardas municipais, além de especialistas, magistrados, parlamentares e membros do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), durante três dias de evento. O objetivo do evento é construir uma agenda nacional para a Segurança Pública, com propostas concretas que fortaleçam a atuação integrada e eficiente dos órgãos de segurança.