No Cariri, mais de 14 mil famílias já estão recebendo seus tíquetes Vale Gás Social

3 de julho de 2025 - 21:56 # # #

Texto e fotos: Ascom SPS

Política pública do Governo do Ceará, o Vale Gás Social vem auxiliando na renda de milhares de cearenses, como a dona de casa Michele da Silva. Moradora de Juazeiro do Norte, ela conta que recebe o benefício desde a pandemia, e com ele, vem garantindo um suporte nas despesas de casa. “Hoje, o gás tá custando uns R$130, e a pessoa recebendo esse tíquete, já ajuda muito. Sou só eu e os meus três filhos. Com esses R$130, que eu ia comprar o gás, eu já compro uma fruta para os meus filhos, compro um alimento, um leite, uma massa”, ressalta.

Ela faz parte das mais de 14 mil famílias que começaram a receber seus tíquetes Vale Gás Social em toda a região do Cariri.

As entregas para os caririenses iniciaram na quarta-feira (2), na cidade do Crato, e seguiram em Araripe, Santana do Cariri e Juazeiro do Norte. Os municípios de Aurora, Assaré, Barbalha, Barro, Farias Brito, Jati, Lavras da Mangabeira, Penaforte, Porteiras, Tarrafas e Várzea Alegre também integraram o primeiro dia de distribuição na região.

Conduzindo as entregas do benefício em Juazeiro do Norte, a vice-governadora e secretária da Proteção Social (SPS), Jade Romero, ressaltou a importância de entregas como essas no Estado. “Os benefícios sociais são fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população. É assim que estamos retirando pessoas da pobreza e extrema pobreza, oferecendo dignidade e avançando nas condições sociais e econômicas do nosso Estado”, pontuou.

No total, 2.194 famílias foram beneficiadas em Juazeiro do Norte. Com seu tíquete em mãos, a juazeirense Janaina Pereira celebrou a chegada de mais um lote do Vale Gás Social. “Moro só eu e os meus cinco filhos, sou dona de casa, e a importância de receber o Vale Gás é muito, porque o que eu compraria o gás, já compro mistura, alguma coisa mais necessária, que está faltando dentro de casa”, pontuou.

Dignidade e cuidado para quem mais precisa

No município de Missão Velha, as entregas tiveram início na manhã desta quinta-feira (3). Moradora do distrito de Jamacaru, Aparecida Monteiro conta que chegou cedo para receber seu tíquete. “Foi uma alegria grande ver meu nome de novo no grupo, para voltar a receber”, celebra. Agricultora e mãe de dois filhos, ela explica que é através de benefícios sociais, como o Vale Gás, que encontra apoio para cuidar dos filhos Ravy (13) e Adrian (7). “É uma ajuda para alimentação dos meus filhos, para ajudar nas despesas de casa”, completa.

Quem também voltou a receber o tíquete foi Damiana Alice. Acompanhada da neta Yasmin (4), ela celebrou a chegada dos 1.173 tíquetes para famílias de Missão Velha. “Rezei tanto, ‘Deus bota o Vale Gás que venha’, porque meu botijão está seco e não tenho condições de comprar. E recebi agora!”, comemorou.

Damiana explica que, normalmente, o dinheiro que economiza no gás já tem destino certo, no pagamento das contas de água e luz da casa onde vive com a filha e os três netos. “Eu tive AVC no meu rosto, não tenho condições de trabalhar, e meu auxílio não deu certo sair. Aí estou aqui parada, só quando o pessoal me chama para fazer faxina, lavar roupa, aí eu vou”, acrescenta.

Abaiara, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Jardim, Granjeiro, Milagres, Mauriti, Potengi e Salitre também foram contemplados nesta quinta-feira (3). As entregas do Cariri seguem na sexta-feira (4), nos municípios de Nova Olinda e Altaneira.

Para saber se é beneficiário, basta acessar o site da SPS (www.sps.ce.gov.br), clicar no banner do benefício e informar seu NIS. Os beneficiários podem buscar a secretaria municipal de Assistência Social ou o CRAS mais próximo de casa para saber a data de entrega em sua cidade.

Vale Gás Social

O Vale Gás Social é uma política pública permanente que possibilita a recarga gratuita do botijão de gás, três vezes ao ano. Desde sua implantação, mais de 2,6 milhões de tíquetes foram distribuídos.