Universidades reforçam participação na programação da ICID2025
3 de julho de 2025 - 17:48 #ICID2025 #universidades
Texto e fotos: Ascom Secitece
Reitores e comissão organizadora discutem papel das instituições no evento internacional sobre clima e semiárido que acontecerá em setembro
Uma reunião realizada nesta terça-feira (1º) marcou o início das articulações para a presença ativa das universidades cearenses na 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID2025). O encontro virtual reuniu membros do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC) e integrantes da comissão organizadora da ICID.
Participaram a titular da Secitece, secretária Sandra Monteiro; o presidente do CRUC e reitor do IFCE, Wally Menezes; o reitor da Uece, Hidelbrando Soares; o reitor da Urca, Carlos Kleber; o vice-reitor da UVA, Francisco Carvalho; o chefe de Gabinete da UFC, Daniel Fonseca; além dos gestores do IFCE Marcos Vieira e Rossana Barros; e do consultor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antonio Rocha Magalhães, responsável por apresentar a proposta do evento.
Durante a encontro, Antonio Rocha Magalhães traçou um panorama das iniciativas climáticas já realizadas no País, destacando o papel estratégico da ICID2025 como preparativo e complementar à COP30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA). Ele também convidou os reitores a liderarem uma atividade específica das universidades dentro da programação oficial da Conferência.
Na reunião, ficou definido que os reitores encaminharão o planejamento para a contribuição acadêmica das universidades no evento, indicando um ponto focal de cada instituição para interlocução direta com a organização da ICID.
Sobre a ICID
A ICID2025 será realizada em Fortaleza, de 15 a 19 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará. Reunirá cerca de duas mil pessoas de aproximadamente 50 países, entre cientistas, representantes governamentais, setor privado e sociedade civil. O encontro debaterá temas como adaptação, mitigação e desenvolvimento sustentável no Semiárido e resultará na elaboração da “Carta do Nordeste”, documento que será levado à COP30 como contribuição do evento.
Com a nova edição, a capital cearense reafirma seu protagonismo no debate climático internacional, após sediar a primeira ICID, em 1992, e a ICID+18, em 2010.
Sobre o CRUC
O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses é uma entidade civil, cujo objetivo é desenvolver a educação superior no estado. Integram o CRUC: Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).