Cagece inicia fase de testes no sistema de esgoto no Porto das Dunas, em Aquiraz

8 de julho de 2025 - 16:51 # # # #

Texto e fotos: Ascom Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) iniciou, nesta segunda-feira (7), a fase de testes da obra que está ampliando os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Porto das Dunas, em Aquiraz. O projeto representa um investimento de R$55 milhões e vai beneficiar mais de 50 mil pessoas, em uma das regiões mais estratégicas do litoral cearense, conhecida pelo turismo e grandes empreendimentos residenciais.

Durante essa etapa, foi iniciado o bombeamento da estação elevatória de esgoto até a estação de tratamento. Os testes têm como objetivo verificar o funcionamento do sistema elétrico e de automação, além da calibração das bombas e a identificação de possíveis danos ao longo da linha de recalque e do emissário. Todo o esgoto da área será direcionado à elevatória para posterior tratamento.

Segundo o engenheiro responsável pela obra, Raul Tigre, essa fase é essencial para garantir a eficiência do sistema.

“Os testes são fundamentais para identificar qualquer ajuste necessário antes da operação definitiva. Estamos avaliando o desempenho de todos os componentes, desde a parte elétrica até o funcionamento hidráulico das bombas”, explica.

A previsão é de que o sistema entre em operação definitiva no mês de agosto. Durante o período de testes, não haverá impactos para os moradores, que poderão fazer a interligação ao sistema após a conclusão dessa etapa.

Um dos destaques da obra é a utilização do Método Não Destrutivo (MND), uma tecnologia fundamental para a implantação da rede coletora de esgoto em trechos da rodovia CE-025. O método permite a instalação das tubulações sem a necessidade de abertura de valas e escavações extensas, reduzindo impactos no tráfego e no entorno da via.

A ampliação contempla, ainda, a instalação de estação elevatória de água, reservatório apoiado, reservatório elevado, 10 km de adutoras, 9 km de rede de distribuição e ligações prediais para o sistema de abastecimento. Já na parte de esgotamento sanitário, estão sendo implantadas estação elevatória, estação de tratamento de esgoto, linha de recalque, 5 km de rede coletora, emissário e ligações prediais.